Projeto aprovado pesquisará eficiência e qualidade nas UBS

O projeto desenvolverá metodologias aplicadas à avaliação de eficácia, eficiência e qualidade do atendimento de uma amostra de UBS.

Um dos projetos do Programa Brazil Accelerator Fund, de internacionalização das pesquisas da Fiocruz, que reúne pesquisadores da Fiocruz Ceará, da Fundação Getúlio Vargas e da Queen Mary University foi aprovado e irá estudar o impacto dos modelos de gestão de serviços nos indicadores de eficiência e eficácia da atenção básica em áreas urbanas do Nordeste do Brasil. Galba Freire Moita, um dos responsáveis pelo estudo, destaca que os trabalhos desenvolvidos nas três instituições realizarão eventos em Fortaleza e em Londres.

O projeto desenvolverá metodologias aplicadas à avaliação de eficácia, eficiência e qualidade do atendimento de uma amostra de Unidades Básicas de Saúde. A ideia é analisar e comparar os resultados das UBS de Fortaleza que contam com administração própria e as que têm administração por Organizações Sociais (OS) com a colaboração de pesquisadores de várias áreas, que irão estabelecer estes mecanismos de avaliação. A ideia também é fazer uma comparação com outra cidade, provavelmente Sobral ou Eusébio”, acrescenta Moitas. Ainda segundo o pesquisador, “a expansão do projeto será submetida futuramente a programas de fomento do Ministério da Saúde”.

A pesquisa também terá a participação de representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. “Os pesquisadores Marismary De Seta e André Ramos, que também participarão da pesquisa, aplicaram a mesma metodologia na tese de doutorado ‘Saúde Pública Eficiência da Atenção Primária à Saúde nas capitais brasileiras: um estudo comparativo que considera os modelos de gestão’ e receberam o Prêmio Eleutério Rodrigues Neto, concedido aos melhores trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco)”.

Compartilhe.