Fiocruz Ceará

Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira


Saúde da Família

As pesquisas da área avaliam a Atenção Primária à Saúde. São estudos que investigam a atuação das equipes da Estratégia Saúde da Família em diferentes cenários e/ou processos de trabalho e/ou cuidado, em distintos ciclos de vida da população. As temáticas de pesquisa incluem o ensino e as práticas dos profissionais da saúde, saúde mental, condições crônicas, saúde bucal e saúde digital.

Saúde e Ambiente

A área começou a ser estruturada no final de 2014 e, desde então, vem desenvolvendo projetos de pesquisa, educação e cooperação com foco nas populações do campo, da floresta, das águas e de áreas urbanas vulneráveis. Os projetos são desenvolvidos em parceria com diversas unidades da Fiocruz, universidades, setores do Sistema Único de Saúde, movimentos populares, entidades e organizações da sociedade civil.

Biotecnologia

Aplicar o conhecimento obtido na bancada do laboratório e levá-lo ao dia a dia das pessoas por meio do desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras na área de saúde é um dos grandes desafios da Ciência Moderna, e essa abordagem é chamada de Pesquisa Translacional. Trabalhar de forma integrada com universidades, institutos de pesquisa, governo e empresas favorece o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação e contribui para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento socioeconômico das populações.

Saúde Digital

Esta área temática encontra-se em desenvolvimento.

Unidos contra a Covid-19
Conheça as ações da Fiocruz no combate à Pandemia
Acesse aqui
Acontece na Fiocruz Ceará
Agenda Fiocruz