As diversas iniciativas que no momento caracterizam a atuação da Área de Saúde da Família na Fiocruz Ceará consolidam um processo de construção participativo, dinâmico e voltado a garantir respostas aos desafios de fortalecimento e qualificação dessa estratégia que, em virtude de sua magnitude, impõe à sociedade e governos, gigantesco esforços ao efetivo cumprimento de seu propósito. Entende-se pela sua magnitude: a cobertura de mais de 159 milhões de pessoas; mais de 1 milhão de postos de trabalho diretos; cobertura de quase todos os municípios do Brasil; e a complexidade de seu objeto, organização da atenção primária em saúde e coordenadora do cuidado nas redes de atenção à saúde.
A Fiocruz Ceará tem como um dos seus principais objetivos institucionais, fortalecer e qualificar o ensino, a pesquisa e a cooperação nacional e internacional na Estratégia Saúde da Família. Dentre as iniciativas de destaque, tem-se a participação nas Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e Rede PROFSAÚDE.
A RENASF reúne instituições de ensino superior, escolas técnicas, conselhos de saúde e secretarias estaduais e municipais de Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia. Oferece o Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (Mestrado e Doutorado), dedicado exclusivamente aos profissionais de diferentes formações que atuam na Atenção Primária à Saúde. O curso ocorre de forma descentralizada, ou seja, envolve a participação de nove instituições de ensino que compõem a rede, distribuídas em cinco estados do Nordeste brasileiro.
A Rede PROFSAÚDE constitui outra iniciativa de formação importante que a Fiocruz Ceará participa, através do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE). Este Programa de Pós Graduação é constituído por 22 instituições públicas de ensino superior, abrangendo 17 Estados brasileiros, nas cinco regiões do Brasil, desenvolvendo ensino à distância, tendo como proponente a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), e hoje é liderada pela Fundação Oswaldo Cruz.
As pesquisas do grupo avaliam a Atenção Primária à Saúde. São estudos que investigam a atuação das equipes da Estratégia Saúde da Família em diferentes cenários e/ou processos de trabalho e/ou cuidado, em distintos ciclos de vida da população. As temáticas de pesquisa incluem o ensino e as práticas dos profissionais da saúde, saúde mental, condições crônicas, saúde bucal e saúde digital.
Para mitigar os efeitos da pandemia de COVID-19, tem-se desenvolvido estudos de análise da atenção, cuidado, promoção e vigilância em saúde nos territórios das equipes da ESF.
Outra frente de atuação no campo da Saúde da Família está inserida no projeto de “municípios-laboratório”. A ideia é realizar pesquisas aplicadas e implantar novos métodos, processos e tecnologias no campo da saúde. Esta ação também estimula a divulgação e o compartilhamento de experiências bem-sucedidas, fazendo com que estas sejam replicadas em outras regiões.