Pesquisadores


Dra. Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1998), Mestrado em Odontopediatria (MSc) – University of London-Inglaterra (2000), Doutorado em Odontologia na University of Toronto-Canadá (2005) e pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia Berkeley (2015-2016). É Pesquisadora Especialista da FIOCRUZ CE e Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família da RENASF por esta mesma instituição, além de docente do PROFSAUDE. Suas linhas de pesquisa atuais referem-se à avaliação de serviços de saúde; acesso a serviços de saúde e violência sofrida por populações vulneráveis (HIV, crianças, idosos, pacientes com necessidades especiais, beneficiários do Bolsa Família, etc.); Saúde da Família; e o impacto do Programa Bolsa Família e da Estratégia Saúde da Família na saúde da população. Estes enfocam a avaliação de conhecimentos, práticas, cuidados e condições de saúde em pessoas em grupos de risco; avaliar os serviços de saúde na área da atenção básica – na perspectiva do usuário, profissionais de saúde e gestores; bem como o impacto das políticas públicas na saúde da população.

Linhas de pesquisa

  • Atenção e gestão do Cuidado em Saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família Renasf);
  • Atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica;
  • Gestão e avaliação de serviços da Estratégia de Saúde da Família/atenção básica (Mestrado Profissional em Saúde da Família ProfSaúde).

Dra. Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto

Médica, Doutora em medicina na área de Pediatria pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisadora Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará, onde coordena o Mestrado Profissional em Saúde da Família à Distância – PROFSAUDE, os projetos de desenvolvimento tecnológico Plataforma Zelo Saúde e GISSA Inteligente Bot, e a Pesquisa Análise do Processo de Trabalho da Estratégia Saúde da Família no Contexto da COVID-19 . Integra o grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional em saúde digital LARIISA. Compõe também o corpo docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF e do Doutorado em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. Possui estágio Pós-Doctor no Departamento de Ciências da Educação na Universidade de Montreal no Canadá. Foi superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará de 2011 a 2014. Atua na área de Saúde Pública e Medicina, com ênfase em Saúde da Família, Saúde Digital e Educação Permanente em Saúde. As palavras-chave mais frequentes da sua produção científica e tecnológica são: saúde da família, educação permanente em saúde, saúde digital, políticas públicas, saúde materno-infantil, mortalidade infantil, promoção da saúde, saúde pública, atenção à saúde, atenção primária à saúde.

Linhas de pesquisa

  • Atenção e gestão do Cuidado em Saúde;
  • Saúde Digital;
  • Educação na Saúde (Mestrado Profissinal em Saúde da Família Renasf);
  • Gestão e avaliação de serviços da Estratégia de Saúde da Família/atenção básica;
  • Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis;
  • Informação e saúde;
  • Vigilância em saúde (Mestrado Profissinal em Saúde da Família ProfSaúde).

Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade

Médico, Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP) com Pós-Doutorado na Universidade de Montreal no Canadá. Pesquisador em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da FIOCRUZ. Professor Adjunto do Curso de Medicina e Coordenador do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Sobral. É coordenador do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional em saúde digital LARIISA, que integra pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Aveiro. Coordena os projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação GISSA, CoVIVE Social e Plataforma Zelo Saúde. Foi Deputado Federal eleito (2015-2018) Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (2011-2014). Secretário Municipal de Saúde de Icapuí-CE (1989-1992), Secretário Municipal de Saúde de Quixadá-CE (1993-1996), Secretário Municipal de Saúde de Sobral-CE (1997-2004), Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (2003-2005), Secretário Municipal de Saúde de Fortaleza (2005-2008). As palavras-chave mais frequentes da sua produção científica e tecnológica são: saúde digital, políticas públicas, determinantes sociais em saúde, educação permanente em saúde, promoção da saúde, saúde pública, atenção à saúde, atenção primária à saúde.

Linhas de pesquisa


  • Saúde Digital;
  • Promoção da Saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família Renasf);
  • Gestão e avaliação de serviços da Estratégia de Saúde da Família/atenção básica;
  • Informação e saúde;
  • Vigilância em saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família ProfSaúde).

Dr. Márcio Flávio Moura de Araújo

Pesquisador em Saúde Pública na área de Saúde da Família com Graduação (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É especialista em Pesquisa Clínica Aplicada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (2020). Foi professor efetivo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)(2010-2013) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB) (2013-2019). Coordenador do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UNILAB (2016-2018). É docente permanente da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (FIOCRUZ), nível mestrado e doutorado, e do PROFSAÚDE (ABRASCO). Editor do periódico Current Nutraceuticals e revisor de periódicos da área de saúde nacionais e internacionais diversos. Tem experiência no desenvolvimento de pesquisas no panorama da alimentação e nutrição; no cuidado integral a pessoas com condições crônicas e epidemiologia entre usuários da Estratégia Saúde da Família.

Linhas de pesquisa


  • Atenção e gestão do Cuidado em Saúde;
  • Promoção da Saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família Renasf);
  • Pesquisa clínica – interesse da atenção básica (Mestrado Profissional em Saúde da Família ProfSaúde).

Dr. Maximiliano Loiola Ponte de Souza

Iniciou a carreira como Assistente de Pesquisa na Fiocruz em 2006, no Instituto Lêonidas e Maria Deane, em Manaus-Amazonas, onde atuou por cerca de 10 anos. Ao longo deste período coordenou cursos de especialização em Saúde Mental, foi docente dos programas de mestrado da instituição, e chefe do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Saúde Indígena e outras populações vulneráveis, bem como coordenou projetos de pesquisa interdisciplinares, na interface entre saúde mental, antropologia da saúde e saúde indígena. Em julho de 2017, já como Pesquisador Titular III foi transferido por ofício para o Escritório Técnico da Fiocruz no Ceará, onde atua como pesquisador e como docente do Programa de Mestrado da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE), com interesse principalmente em temáticas relacionadas às interfaces entre a saúde mental e a atenção primária.

Linhas de pesquisa


  • Atenção e gestão do Cuidado em Saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família Renasf);
  • Atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica;
  • Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis;
  • Informação e saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família ProfSaúde).

Dr. Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas

Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Ceará) na área de Saúde da Família. Vice-Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). Docente do mestrado PROFSAÚDE (Fiocruz). Concluiu a Graduação em Enfermagem (2007), Mestrado em Enfermagem (2010) e Doutorado em Enfermagem (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Sua produção científica está voltada, atualmente, para estudos/ensaios clínicos nas condições crônicas de saúde, avaliação de tecnologias em saúde (ATS). Além disso, pesquisa a Atenção Primária à Saúde, a Estratégia Saúde da Família, processo de avaliação e gestão.

Linhas de pesquisa

  • Atenção e gestão do Cuidado em Saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família Renasf);
  • Atenção à saúde;
  • Acesso e qualidade na atenção básica;
  • Pesquisa clínica – interesse da atenção básica (Mestrado Profissional em Saúde da Família Prof. Saúde);
  • Saúde Digital.

Dra. Sharmênia de Araújo Soares Nuto

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (1999), doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e especialização em Educação das Profissões da Saúde (FAIMER 2014). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (área de Saúde da Família) e Vice-Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (Prof. Saúde). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino das profissões de saúde, avaliação de serviços, epidemiologia em odontologia, antropologia médica e saúde bucal. Participa dos projetos de pesquisa guarda-chuva: Educação das profissões da saúde; Avaliação de políticas, serviços e práticas relacionadas à atenção básica; Estudo de impacto do complexo industrial e portuário do Pecém na saúde da população da área de influência direta dos empreendimentos; Rede PMA – campo de práticas profissionais e acesso ao cuidado na estratégia saúde da família no Ceará.

Linhas de pesquisa

  • Atenção e gestão do Cuidado em Saúde;
  • Educação na Saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família Renasf);
  • Atenção à saúde;
  • Acesso e qualidade na atenção básica;
  • Educação e saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família ProfSaúde).

Dra. Vanira Matos Pessoa

Enfermeira, com Residência em Saúde da Família (UVA, 2004), Especialista em Educação Comunitária em Saúde (ESP/CE, 2007), Mestre em Saúde Pública (UFC/2010), Doutora em Saúde Coletiva (UFC/2015). Atua desde 1999 no SUS, no qual desenvolveu atividades de atenção, educação e pesquisa, prioritariamente na ESF em municípios e no Estado do Ceará. Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Ceará, onde atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Saúde da Família do PROFSAÚDE e da RENASF. É membro da Escola de Governo da Fiocruz e realiza pesquisas nos temas de: saúde das populações do campo, da floresta e das águas, pesquisa-ação em saúde, saúde-ambiente-trabalho, ecologia de saberes na saúde em territórios de vulnerabilidade socioambiental, processo de trabalho dos trabalhadores da ESF, com ênfase nos Agentes Comunitários de Saúde. É vice-líder do grupo de pesquisa certificado no CNPq: Saúde do campo, da floresta e das águas no contexto da ecologia de saberes.

Linhas de pesquisa


  • Atenção e gestão do Cuidado em Saúde;
  • Educação na Saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família Renasf);
  • Atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica;
  • Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis;
  • Vigilância em saúde (Mestrado Profissional em Saúde da Família Prof. Saúde).