Linhas de Pesquisa



Doenças metabólicas; outras doenças não-transmissíveis.


Pesquisadores

Estudos de comportamento e estudos epidemiológicos. Incluem estudos de indicadores de doenças, demográficos, fatores relacionados à saúde e seu entendimento e percepção; Estudos de resultados e pesquisa de serviços de saúde. Incluem os estudos de avaliação de serviços, intervenções e procedimentos, que usam informações, dados ou processos que envolvam o ser humano; Ensaios clínicos de eficácia e segurança necessários ao desenvolvimento de novos produtos (vacinas, biofármacos e fármacos), terapêuticos e profiláticos, necessários ao desenvolvimento de novas terapias para doenças relevantes para a saúde no Brasil.


Pesquisadores

Gestão, planejamento e políticas públicas nas áreas de atenção à saúde da mulher, do homem e do idoso


Pesquisadores

Conhecimentos e práticas relativos à saúde da criança e da mulher, com ênfase na dimensão sociocultural, epidemiológica e clínica; Estudos das condições de vida, inserção social, crescimento e desenvolvimento, nutrição e biomarcadores de prognóstico em crianças e adolescentes com doenças crônicas, deficiências múltiplas, doenças infecciosas, doenças cirúrgicas e de crianças e adolescentes dependentes de tecnologias; Estudos sobre morbimortalidade materna, infantil, determinantes sociais, educação em saúde e saúde escolar.


Pesquisadores

Construção do conhecimento epidemiológico aplicado às práticas de saúde; Epidemiologia de doenças crônicas, do envelhecimento, de doenças cardiovasculares, câncer e causas externas; Estudo de determinantes sociais e ambientais de saúde; Estudos de situação de saúde; Avaliação das condições e estilo de vida, e determinantes socioambientais dos problemas de saúde.


Pesquisadores

Formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas de saúde; Desigualdades sociais, modelo de desenvolvimento e saúde; Distribuição, acesso e utilização de tecnologias e serviços de saúde; Profissão, gestão de trabalho e da educação em saúde; Análise do mercado, da força de trabalho e da gestão de recursos humanos e do trabalho em saúde; Direito, saúde e cidadania; Evidências para políticas e tecnologias de saúde.


Pesquisadores

Política e gestão da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em saúde; Desenvolvimento de modelos, metodologias e ferramentas de planejamento e gestão das atividades de CT&I em Saúde; Tecnologias e Práticas em Saúde.


Pesquisadores

Saúde e trabalho; Alimentação e nutrição; Construção de metodologias de intervenção sobre situações de saúde; Estratégias de sobrevivência das classes populares; Processos de trabalho e saúde; Investigações no campo da educação e saúde; Violência e seu impacto na qualidade de vida e na saúde; Estratégias e materiais educacionais em ciência e saúde.


Pesquisadores

Economia da Saúde; Avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde; Eficiência, efetividade, eficácia e qualidade das intervenções e tecnologias em saúde; Avaliação de práticas, serviços e tecnologias em saúde.


Pesquisadores

Cultura, saúde e enfermidade; O saber-fazer tecno-científico e sensibilidade ética; Populações indígenas, identidade indígena e saúde; Condições de vida, práticas sociais e representações; Construção social da saúde e doença; Saúde coletiva e subjetividade.


Pesquisadores

Desenvolvimento de propostas curriculares e de novas estratégias de ensino aprendizagem; Avaliação de propostas curriculares e de novas estratégias de ensino.


Pesquisadores

Alimentação, Nutrição e Cultura; Evidências para políticas e tecnologias em Saúde; Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas; Territórios Saudáveis e Sustentáveis.


Pesquisadores

Soluções Digitais; Serviços Digitais; Outros tipos de Software e aplicativos.


Pesquisadores

Outras linhas de pesquisa

Campo de conhecimento e práticas associado ao desenvolvimento e uso das tecnologias digitais para qualificar as ações, serviços e sistemas de saúde, incluindo pesquisas, desenvolvimento e inovação objetivando incluir os consumidores digitais, com uma maior variedade de dispositivos inteligentes e equipamentos conectados, bem como as tecnologias digitais para a saúde, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Analytics e robótica.


Pesquisadores