Pesquisador da Fiocruz Ceará discute enfrentamento da Leishmaniose em Sobral

Regis Gomes visitou a cidade e manteve contato com representantes de órgãos públicos para estabelecer parcerias.

Com o intuito de acompanhar o enfrentamento à Leishmaniose em Sobral e estabelecer parceria com instituições locais de prevenção e combate da doença, o pesquisador da Fiocruz Ceará, Regis Gomes, visitou a cidade localizada na região Norte do Estado e manteve contato com representantes de órgãos públicos para estabelecer parcerias.

Regis visitou a cidade acompanhado do médico infectologista Anastácio Queiroz, ex-Secretário de Saúde do Estado e professor do departamento de Patologia e Medicina Legal da UFC. Os pesquisadores, junto com a aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Léia Madeira, realizaram atividades ambulatoriais em pacientes com suspeita e em tratamento da Leishmaniose Tegumentar Americana. Léia estuda os aspectos epidemiológicos e entomológicos da doença, sob coordenação de Regis Gomes. “Acompanhamos pacientes, com a realização de algumas biopsias que ocasionaram início de tratamento para alguns e alta para outros”, informa.

Além de acompanhar a pesquisa da aluna, a equipe também visitou a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses e a Escola de Saúde Pública. “Vamos iniciar um estudo voltado à incidência de Leishmaniose visceral no município em parceria com o Centro de Zoonoses. Na escola de Saúde Pública também estamos estudando parcerias para oferecer cursos voltados aos agentes de endemia e agentes de saúde, já que nosso projeto envolve não só a parte clínica epidemiológica, mas também a questão entomológica”, avalia Regis que projeta visitar em outras cidades. “Estamos iniciando estas ações e nosso intuito é continuar as parcerias em outras regiões, nas cidades de Ubajara, Tianguá e do Maciço de Baturité, abrangendo Pacoti, Guaramiranga, Mulungu e Maranguape”, cita.

Saiba mais

A Leishmaniose tegumentar americana é uma doença parasitária, transmitida por vetor (inseto), muito comum no Nordeste e endêmica em algumas regiões do Ceará.

Compartilhe.

Tags: , , .