Fiocruz Ceará realiza 2º Fórum Discente

Participaram de Iniciação Científica, Graduação e Pós-Graduação das áreas de Biotecnologia, Saúde Digital e Saúde da Família.

A Fiocruz Ceará, por meio da Coordenação de Educação, Informação e Comunicação realizou na última sexta-feira (10/11) a segunda edição do Fórum Discente. Na pauta do encontro, além das atualizações quanto às demandas da reunião anterior, a discussão sobre o documento que irá nortear as relações entre estudantes, docentes e instituição. Participaram do encontro alunos de Iniciação Científica, Graduação e Pós-Graduação das áreas de Biotecnologia, Saúde Digital e Saúde da Família.

Sharmênia Nuto, coordenadora de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz Ceará recepcionou os alunos e reforçou a importância do encontro, como instrumento oficial de apoio diálogo, compartilhamento e troca de experiências. Ela encaminhou os informes sobre as discussões iniciadas na primeira reunião, dentre eles sobre a aquisição de armário com chaves para guardar materiais. Os estudantes interessados devem procurar a Secretara Acadêmica para assinar um termo de responsabilidade e portar seu próprio cadeado.

Sobre a utilização de softwares, Sharmênia informou sobre a coleta de informações e a expectativa de, junto com a coordenação de Pesquisa, aprofundar as discussões e encontrar um consenso que beneficie todos.

Sobre outra demanda de grande relevância apontada pelos discentes e todos os demais usuários do campus diz respeito ao acesso à alimentação. Adriana Bacelo, chefe de gabinete da Fiocruz Ceará, informou sobre o andamento das ações institucionais no sentido de solucionar a questão. Ela confirmou a visita de representantes da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) e do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), que conheceram as instalações do quiosque e do restaurante térreo do prédio dos laboratórios e aprovaram a estrutura. “Agora estamos em fase de convidar empresas para virem conhecer o ambiente e se candidatarem a oferecer os serviços. Em princípio, quem for assumir, deverá ser isento do aluguel entre 6 e 8 meses e deve obedecer aos critérios de boas práticas alimentares”, avisa. A expectativa é de lançar edital para interessados já no início de 2024.

Adriana também deu os informes sobre a participação da Fiocruz Ceará na campanha “Fiocruz Pra Você”, que acontece no próximo sábado (18), em todas as unidades da Instituição, reforçando a importância da vacinação. No Ceará, as atividades acontecerão das 8h às 15h na UBS Lagoinha (Rua Blumenau s/n – Centro) e na UBS Cararu (Rua Fortaleza n° 6 – Precabura). Outra atividade de disseminação de conhecimento e de fundamental envolvimento dos discentes é a Feira do Conhecimento, evento realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que acontece entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, no Centro de Eventos. “A ideia é incluir as apresentações dos alunos que participaram da Feira de Ciências Saúde e Meio Ambiente nas Escolas, com estudantes do Eusébio, além de iniciativas envolvendo também os grupos temáticos para que possamos garantir uma programação com temática variada”.

Na pauta principal do encontro, foi discutida uma proposta de documento com direitos e deveres dos discentes. Este documento está sendo construído democraticamente pela Coordenação de Educação, Informação e Comunicação e pelos representantes dos alunos, deve ser apresentado para o Conselho da instituição e deverá ser adotado como orientador para relações entre estudantes, docentes e instituição.

Após as discussões, foi realizada uma atividade de integração entre os participantes. A próxima edição do Fórum Discente deverá ocorrer no próximo semestre, onde serão discutidos novos temas e encaminhadas as tratativas das questões anteriormente levantadas. “Nosso objetivo é consolidar este canal de diálogo e torná-lo cada vez mais efetivo”, garante Sharmênia.

Compartilhe.

Tags: , .