Fiocruz Ceará promove Feira de Ciências com Escolas

O dia 1º de novembro de 2023 foi um dia para celebrar um trabalho feito por muitas mãos. Após vários encontros ao longo do ano com professores, coordenadores e diretores das escolas de ensino médio do Eusébio, a Fiocruz Ceará, em parceria com a Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Ambiente da Fiocruz (OBSMA – Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC), promoveu e sediou a Feira de Ciências Alunos em Ação: Saúde e Meio Ambiente nas Escolas com as escolas públicas do município. Foram mais de 160 alunos e professores envolvidos, representando as escolas estaduais Eusébio de Queiroz, Francisca Linhares e Manuel Ferreira, apresentando seus projetos, discutindo e aprendendo sobre ciência, saúde e meio ambiente, de forma integral e interdisciplinar.

Além dos trabalhos científicos, o evento contou com a apresentação cultural da peça teatral Química em Ação no Cangaço da Paixão, ambientada em um cenário nordestino, tendo como protagonistas Lampião e Maria Bonita. A montagem abordou a importância da ciência para a vida, falando sobre diferentes técnicas de laboratório, a importância da vacinação, o combate às Fake News e a inclusão de todos na ciência.

Ao longo do dia, visitaram a Feira de Ciências em torno de 170 alunos da 8ª série do ensino fundamental das escolas municipais do Eusébio (Paulo Sá, Cararu, Elisbão Pio e Francisca Tavares de Abreu), além de lideranças da comunidade e autoridades locais.

Com apoio do CNPq e coordenada por Cristina Araripe, a OBSMA é um programa bienal da Fiocruz que busca estimular alunos do ensino fundamental (segundo segmento) e do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil a construir conhecimento e refletir, de forma crítica, sobre questões referentes à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces. Através da iniciativa Alunos em Ação, a Olimpíada visita escolas e convida estudantes a proporem soluções para os problemas mais urgentes de seus territórios e comunidades, de forma dinâmica e dialética.

No Ceará, com o apoio da pesquisadora Angela Ostritz, as oficinas presenciais foram retomadas após a pandemia. “Neste ano, realizamos duas oficinas: uma para tratar do planejamento da oficina com os professores, junto com diretores, coordenadores das escolas e Coordenação da SEDUC, enquanto na segunda houve uma participação ativa de professores com os diretores e coordenadores. O produto foi a construção de propostas de projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano. Foi um encontro diferenciado porque trabalhamos dessa vez com escolas de ensino médio e projetos alinhados com a mudança curricular do ensino médio. Assim, adaptamos a Olimpíada à realidade das escolas”, afirma a pesquisadora. Ao longo de três dias em cada oficina, foram avaliadas as especificidades de cada unidade escolar, já que elas têm perfis diferentes. “A Francisca Linhares é uma escola de meio período; a Manoel Ferreira de horário integral, enquanto a Eusébio de Queiroz é profissionalizante. São quadros de professores e currículos diferentes, por isso os trabalhos foram moldados dentro de cada cenário individualizado”, reforça Ostritz. Foram criados grupos digitais temáticos (linguagem, matemática e humanas), para acompanhamento e apoio aos projetos, além de encontros presenciais com professores e alunos.

Todas essas atividades culminaram na realização da Feira de Ciências na Fiocruz Ceará. “Fizemos todo um processo democrático, participativo, de discussão e produção com as escolas. Criamos uma comissão avaliadora dos trabalhos que atuou de forma inovadora, interagindo com os estudantes e professores, observando o envolvimento, o conhecimento, a pertinência do tema, sua importância para a sociedade, metodologia, consistência teórica, e dando o feedback para os autores, estimulando a pesquisa, a busca de conhecimento. Dessa forma, a avaliação foi não classificatória, não competitiva, mas inclusiva e cooperativa. A proposta segue com as inscrições dos trabalhos na Olimpíada e esperamos que nossas escolas sejam premiadas”, acrescenta Ostritz. Fizeram parte da comissão representantes dos segmentos: pesquisadora da Fiocruz Ceará, doutorando da Fiocruz Ceará, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria Municipal de Educação de Eusébio, Autarquia de Meio Ambiente do Eusébio (AMMA) e da OBSMA.

Compartilhe.

Tags: , , , .