Fiocruz Ceará participa do Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

O encontro foi realizado entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2023, em Recife (PE)

A Fiocruz Ceará participou do 9º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco, realizado entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2023, em Recife (PE). Em torno do tema “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”, as atividades foram realizadas no Campus da Universidade Federal de Pernambuco e nos espaços do Instituto Aggeu Magalhães.

O Congresso colocou em análise, a partir de pesquisas e experiências concretas, processos de opressão que impactam negativamente a vida e a saúde, além das nossas práticas e relações sociais, com o objetivo de propor estratégias de enfrentamento e superação destas marcas e feridas ainda abertas, principalmente aquelas que se deixam ver através dos espaços/territórios da saúde, suas políticas, programas e práticas de cuidado e de existência.

Apresentando trabalho sobre sua pesquisa sobre ações afirmativas na Fiocruz, Maisa Sales Costa participou das discussões do Coletivo Temático 6, que tratou sobre “Decolonialidade, branquitude e ações Afirmativas: (Re)produção dos racismos e sua interlocução com a saúde coletiva”. Luciana Alleluia, junto de outros dois pesquisadores, coordenou o Coletivo Temático 24: “Nada sobre mim, sem mim. Raça, gênero, classe e equidade: Caminhos interseccionais para enfrentamento às desigualdades históricas”, e conduziu os momentos de comunicação oral e comunicação oral curta do CT Comunicação Oral Curta. Vanira Pessoa também participou encontro e coordenou o CT que abordou temas sobre “Cuidados territoriais emancipatórios para as populações do campo, da floresta e das águas”.

Fernando Carneiro coordenou o CT 34, sobre “Vigilância popular e a educação popular da Saúde na defesa da vida das populações do campo, floresta e das águas”, enquanto Luciana Lindenmeyer apresentou parte de sua pesquisa de doutorado no Coletivo Temático 24, onde palestrou Mesa Redonda “Onde você está que não me vê? Os enfrentamentos do Racismo, Cisheteronormatividade e Capitalismo”, ao lado de Rosimery Santos e Robeyoncé Lima. Ana Cláudia Teixeira participou do CT “O pensar/fazer Vigilância Popular em Saúde desde os territórios” com a apresentação do trabalho “Agroecologia versus Agronegócio: Uma experiência de Vigilância popular em saúde frente aos impactos do agronegócio em uma região do Semiárido cearense, nordeste do Brasil”. O estudo traz um recorte dos resultados da pesquisa sobre Vigilância Popular em Saúde realizada pelo Participatório em Saúde e Ecologia de Saberes da Fiocruz Ceará. A pós doc Vera Dantas também participou do encontro.

Compartilhe.

Tags: , , .