Fiocruz Ceará e Secretaria de Saúde do Eusébio debatem experiências de enfrentamento à Covid-19

A Fiocruz Ceará, através da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig), em parceria com Secretaria de Saúde do Eusébio realizaram na última quinta-feira (20/10) o encontro “Fiocruz de Saída” para compartilhar conhecimento sobre métodos de diagnósticos e sobre as vacinas para Covid-19. Com a participação de conselheiros de saúde, agentes de saúde e agentes de endemia, a Unadig apresentou sua experiência durante o enfrentamento da pandemia, com a evolução dos exames e ênfase no teste de biologia molecular RT-PCR, mutações virais e a importância das vacinas.

Kamila Mattos, coordenadora de Gestão da Unadig, fez a abertura encontro, que aconteceu no CAPS Geral do Eusébio. Os participantes puderam saber mais sobre temas como “Os profissionais por trás das análises e resultados”, “Modernização no diagnóstico de doenças”, “Vírus e variantes: mutações e consequências”, “Biologia molecular: o legado da pandemia”, “Como as vacinas agem?”, detalhe sobre as vacinas para a Covid-19 e o dilema sobre tomá-las ou não.

Participaram do debate Eduardo Ruback (coordenador geral da Unadig), Fernanda Montenegro (consultora cientifica), Marcela Fonseca (coordenadora do Laboratório de Sorologia) e Cecilia Costa (coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular). Também estiveram presentes Ondina Canuto (Gestão de Pessoas) e Davi Tavares da TI. O secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro, Cristiano Tavares Bessa, presidente do Conselho Municipal de Saúde do Eusébio e Paulo Monteiro, coordenador de saúde bucal do município também prestigiaram o encontro.

Sobre a Unadig

Construída em 69 dias, a Unadig colaborou com a aceleração nacional de processamento e análise de amostras, chegando a alcançar o resultado de 16 mil exames por dia. Os números ratificam este dado: Em pouco mais de um ano, foram analisadas 1,7 milhão de amostras, sendo 650 mil delas com resultado positivo.

Compartilhe.

Tags: , , .