Diagnóstico da COVID-19



Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 – Ceará

Desde a confirmação dos primeiros casos da Covid-19, a Fiocruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde, vem trabalhando para dar respostas em diversas áreas. Após desenvolver os testes moleculares para detecção da doença e aumentar sua escala de produção progressivamente, a Fundação iniciou, no Ceará, mais uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19. A iniciativa se insere na estratégia de apoio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras, ação fundamental para a vigilância epidemiológica do vírus e o enfrentamento da pandemia.

Construída em pouco mais de dois meses, as instalações do Ceará ocupam uma área de aproximadamente 2,3 mil m2. A obra foi financiada pela ElopPar (controlada por Bradesco e Banco do Brasil e acionista majoritária de Alelo, Livelo, Veloe e Digio, além da Bandeira Elo) e United Health Group Brasil (UHG Brasil). O Ministério da Saúde custeou a operação. 

Com potencial para processar diariamente até 10 mil testes moleculares e 6 mil testes sorológicos, a unidade está localizada no campus da Fiocruz Ceará, no Distrito de Inovação do Eusébio. Equipada com plataformas automatizadas doadas pela iniciativa Todos Pela Saúde (liderada pelo Itaú Unibanco), a Unidade utiliza a metodologia de PCR em tempo real para os testes de Biologia molecular e quimiluminescência para os testes sorológicos, funcionando 24 horas por dia, sete vezes por semana, com os profissionais divididos em quatro turnos em uma escala de 12/36H.Atualmente, 170 profissionais, entre biologistas e técnicos de laboratório capacitados, se revezam em dois turnos de trabalho, diurno e noturno, para processar as amostras que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde.  Eles trabalham sob a coordenação geral do pesquisador em Saúde Pública na área de Controle Microbiológico, Eduardo Ruback dos Santos. Graduado em Microbiologia e Imunologia pela UFRJ, mestrado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ e doutorado em Biofísica pela UFRJ.


Laboratório de Biologia Molecular

O laboratório de Biologia Molecular é equipado com plataformas que utilizam a metodologia de PCR em tempo real. Atualmente, uma equipe de 110 colaboradores, entre mestres, doutores, pós-doutores e técnicos especializados trabalham na recepção e preparação das e reagentes e na sala de amplificação onde é realizada a análise das curvas e liberação dos resultados.  

O laboratório é coordenado pela pesquisadora em Microbiologia Médica, Cecília Leite Costa. Graduada em Ciências Biológicas pela UECE, mestrado em Microbiologia Médica pela UFC e doutorado e pós doutorado em Ciências Morfofuncionais pela UFC.


Laboratório de Sorologia

Além dos testes de diagnóstico por RT-PCR, a central de exames conta com modernas plataformas para execução de testes sorológicos em escala. Baseados na detecção da resposta imunológica após infecção, esses testes são complementares para o enfrentamento da pandemia e estão sendo realizados para apoiar inquéritos epidemiológicos, avaliações em populações vulneráveis, entre outros, ofertando apoio adicional ao sistema público de vigilância em saúde. 

O laboratório é dividido em duas salas, uma para recebimento, conferência e cadastro das amostras e outra para processamento das amostras. A sala de processamento realiza sorologia IgM/IgG para SARS-CoV-2 por quimioluminescência, de forma automatizada utilizando o equipamento Architect da Abbott. Atualmente, 82 colaboradores entre técnicos e analistas trabalham no laboratório coordenado pela pesquisadora Marcela Helena Gambim Fonseca. É bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP e doutora em Imunologia pela Faculdade de Medicina da USP.


Consultora científica

Fernanda Montenegro de Carvalho Araújo
(85) 3215-6953
fernanda.montenegro@fiocruz.br

Coordenação geral

Eduardo Ruback dos Santos
(85) 3215-6954
eduardo.ruback@fiocruz.br

Coordenação de Gestão

Kamila Matos de Albuquerque
(85) 3215-6956
kamila.albuquerque@fiocruz.br

Coordenação do Laboratório de Biologia Molecular

Cecilia Leite Costa
(85) 3215-6954
cecilia.costa@fiocruz.br

Coordenação do Laboratório
de Sorologia

Marcela Helena Gambim Fonseca
(85) 3215-6955
marcela.gambim@fiocruz.br

Coordenação de Qualidade

Adriana Carvalho de Albuquerque
(85) 3215-6963
adriana.albuquerque@fiocruz.br

Recursos Humanos

Ondina‌ ‌Maria‌ ‌Chagas‌ ‌Canuto‌
(85) 3215-6961
ondina.canuto@fiocruz.br

Planejamento e Gestão

Katia Danielle Loiola Barbosa
(85) 3215-6957
katia.barbosa@fiocruz.br

Tecnologia da Informação

Nicodemos Freitas
(85) 3215-6959
nicodemos.freitas@fiocruz.br

Aquisição e Logística

Odirene Braga Chaves dos Santos
(85) 3215-6951
nicodemos.freitas@fiocruz.br