Fiocruz Ceará celebra 15 anos de avanços científicos e contribuições à saúde da população

Fiocruz Ceará celebra 15 anos de dedicação e avanços na ciência e saúde.

Em uma cerimônia repleta de significado e reconhecimento, a Fiocruz Ceará comemorou seu 15° aniversário numa celebração simbólica, nesta terça-feira, 27 de junho. Autoridades locais, nacionais e internacionais se reuniram para celebrar essa importante instituição que tem desempenhado um papel fundamental na pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e promoção da saúde pública no estado do Ceará.

A mesa solene foi composta pela coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio; pelo diretor Executivo de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Juliano Carvalho, representando o presidente da Fiocruz, Mário Moreira; pela vice-presidente de Educação Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiane Machado; pelo secretário de Saúde do Eusébio, Josete Malheiro, representando o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves; pela representante do Institut Pasteur Paris, Chloé Rabiet; pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; e pela secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, representando o governador Elmano de Freitas.

Que a Fiocruz Ceará floresça à sombra do cajueiro, às margens da Lagoa da Precabura e com o frescor da brisa do mar. Coragem, sigamos de mãos dadas pelo SUS, pela ciência e pela vida – Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará

Com alegria e reforçando o desenvolvimento da Fiocruz Ceará na consolidação dos propósitos iniciais: o fortalecimento da atenção primária à saúde e do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS), Carla Celedonio fez a abertura da solenidade. “Filha de uma mãe centenária hábil, versátil e de muitos talentos, a debutante inicia seus passos na busca pela excelência em pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de recursos humanos para promoção da saúde e salvaguardar vidas. Temos muito o que comemorar e muito no que avançar. Todas as ações, estrutura e o capital intelectual absorvido não seria possível sem a visão de futuro de personalidades políticas e científicas aqui presentes. O apoio do governo do estado do Ceará e de parlamentares da bancada cearense tem sido fundamental para essa estruturação. Que a Fiocruz Ceará floresça à sombra do cajueiro, às margens da Lagoa da Precabura e com o frescor da brisa do mar. Coragem, sigamos de mãos dadas pelo SUS, pela ciência e pela vida”, completa a coordenadora. 

Diretor Executivo de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Juliano Carvalho.

Juliano Carvalho citou os quinze anos da Fiocruz Ceará como um tempo marcante de amadurecimento e transição para um novo período. “Saímos de um momento difícil em nosso país, onde tínhamos constantes ataques à nossa base de modelo de desenvolvimento inclusivo. O Brasil agora transita para uma posição diferente e com um olhar atento nas garantias de direitos à saúde e na redução das desigualdades. A Fiocruz Ceará celebra seu aniversário exatamente neste tempo de muita esperança e responsabilidade em continuar avançando constantemente nos campos em que representa com perfeição: saúde, ciência e educação”.

Foi impressionante ver a construção e desenvolvimento da Fiocruz Ceará nestes 15 anos.

Ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pela Fiocruz Ceará no avanço do conhecimento científico e na melhoria da saúde da população, Cristiane Machado destacou que “foi impressionante ver a construção e desenvolvimento da Fiocruz Ceará nestes 15 anos. O potencial da Instituição tem sido imenso, pois congrega várias dimensões da pesquisa em Biotecnologia avançada e com potencial de inovação imenso para o desenvolvimento científico e tecnológico, não só para o estado, mas para o país. Destaco também as iniciativas na área de Educação Popular, formação de mestres e doutores e a parceria com as escolas, fortalecendo a ciência em nossa sociedade”.

Fiocruz-Pasteur tem uma relação simbólica e histórica.

A representante do Institut Pasteur Paris, Chloé Rabiet, parabenizou a Fiocruz Ceará e falou sobre a importante parceria entre a Fiocruz e o Instituto Pasteur. “É uma relação histórica e simbólica. Uma plataforma científica com foco em Imunologia e Imunoterapia está sendo estruturada no Ceará. Espero que em breve estejamos com este auditório cheio novamente comemorando os avanços relacionados à essa iniciativa”.

A Fiocruz faz parte de uma de uma história de luta, tradição e reinvenção

Realçando a festividade, Josete Malheiros salientou que “a celebração da Fiocruz Ceará entre as datas de São João e de São Pedro representa a cultura do povo nordestino com sua resistência e alegria na alma. A Fiocruz faz parte de uma engrenagem que não está só posta na perspectiva meramente acadêmica formal, mas em um contexto de história, luta, tradição e reinvenção”, conclui.

Inácio Arruda, que acompanha desde a criação da Fiocruz Ceará o seu crescimento, falou que “a Fiocruz é ciência, saúde, formação e, principalmente, humanidade. A Fiocruz Ceará conquistou um cenário nacional e internacional, mostrando que veio para somar e trazer soluções em saúde para o nosso país e, ao mesmo tempo, para o mundo, cooperando em relações internacionais com grandes instituições científicas. Durante a pandemia, a Fiocruz desempenhou um papel de liderança em diversas frentes. Seu trabalho incansável e dedicado foi fundamental para salvar muitas vidas. Celebrar 15 anos é rememorar a construção dessa instituição e continuar lutando para que siga avançando em todos os campos da ciência”. 

Tânia Coelho ressaltou o compromisso da Fiocruz Ceará com a pesquisa e a inovação na área da saúde, elogiando os esforços na promoção da excelência científica e na formação de recursos humanos qualificados. “Os avanços alcançados pela instituição têm contribuído significativamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiam a população cearense e impulsionam o setor da saúde como um todo. A Fiocruz Ceará está de parabéns! O nosso governo reforça o compromisso em continuar incentivando o desenvolvimento da pesquisa, da tecnologia e da ciência”.

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, registraram felicitações aos 15 anos da Fiocruz Ceará por meio de vídeos e citaram as contribuições da Fundação ao longo desta história como referência em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e industrial na área de saúde.

Após a abertura, o médico sanitarista Antônio Carlile de Holanda Lavor, que conduziu a Fiocruz Ceará por 13 anos, contou a história da Instituição, destacando a contribuição de atores importantes na construção institucional. Ainda, Carlile mencionou a importância de se mitigar as desigualdades regionais para promoção da saúde e segurança pública. “Através de seu trabalho incansável, desde a sua instalação, a Fiocruz Ceará tem formado profissionais para atuarem com excelência na atenção primária à saúde, esse trabalho humanitário e atento ao cuidado com o próximo tem colaborado para uma sociedade mais saudável, justa e segura”.

A Fiocruz Ceará tem formado profissionais para atuarem com excelência na atenção primária à saúde, esse trabalho humanitário e atento ao cuidado com o próximo tem colaborado para uma sociedade mais saudável, justa e segura.

Homenageados

A solenidade foi marcada por homenagens a personalidades que desempenharam um papel fundamental na instalação da Fiocruz Ceará e contribuíram para o seu crescimento e sucesso ao longo desses 15 anos. As condecorações foram entregues ao médico, sanitarista e assessor especial da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; ao ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss, representado por Ilka Vilardo; ao ex-presidente da Fiocruz e coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha; ao assessor em Saúde da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE, João Ananias; à servidora aposentada da Fiocruz Ceará, Rose Mary Faria; e ao Wilson Savinopesquisador titular da Fiocruz e assessor Especial da presidência para cooperação com Instituições francesas de Ciência e Tecnologia. 

João Ananias , Wilson Savino, Rose Mary Faria, Paulo Gadelha, Carla Celedonio, Carlile Lavor e Ilka Vilardo – (da esq. para dir.)

Também foram registradas as honrarias à ministra da Saúde, Nísia Trindade; ao Cid Ferreira Gomes, senador pelo estado do Ceará; ao pesquisador da Fiocruz, José Gomes Temporão; ao Diretor do IBMP, Pedro Barbosa; à Deolinda Gouvêa dos Santos, responsável pelo Núcleo Administrativo e de Gestão Documental da Fiocruz; ao Leonardo Lacerda, coordenador de Projetos da Fiocruz; ao Fernando Carvalho, aposentado e chefe de Gabinete da presidência na época de construção do campus Eusébio; aoministro da Educação, Camilo Santana; ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e à secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela.

Odorico Monteiro profere gratidão a todos os homenageados.

Os homenageados receberam palavras de gratidão e reconhecimento pela dedicação e liderança que demonstraram na construção e fortalecimento da Fiocruz Ceará. Odorico Monteiro, coordenador de Produção e Inovação da Fiocruz Ceará, um dos visionários responsáveis pela realização desta história, contou como foi fundamental “a contribuição de cada um dos homenageados para posicionar a Fiocruz Ceará como um centro de excelência em pesquisa, desenvolvimento e formação no impacto direto na saúde e no bem-estar da população cearense”.

Inauguração da galeria dos coordenadores da Fiocruz Ceará

No encerramento do evento, foi inaugurada a galeria de coordenadores da Fiocruz Ceará. A galeria é um espaço dedicado à memória e ao reconhecimento dos profissionais que estiveram e estão à frente da instituição desde sua implantação. Durante a inauguração, foram expostas fotografias e informações sobre os coordenadores, ressaltando suas contribuições e realizações.

Coordenadores: Antônio Carlile Holanda Lavor (29/10/2008 a 27/02/2014; 31/08/2014 a 15/01/2015; 30/01/2017 a 06/01/2023); Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer (27/02/2014 a 31/08/2014); Fernando Ferreira Carneiro (15/01/2015 a 30/01/2017); e Carla Freire Celedonio Fernandes (06/01/2023 – atual).

Exposição “Desvendando AEDES”

Na ocasião, os presentes puderam visitar as salas de exposições, onde a exposição itinerante do Museu da Vida “Desvendando o AEDES” e a exposição “Leônidas e Maria Deane” estão apresentadas. As exposições são abertas ao público e para visitá-las, os interessados devem enviar e-mail para visitas.fioce@fiocruz.br.

Compartilhe.

Tags: .