Três instituições de ensino aderem à Renasf

A Renasf, Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, entidade capitaneada pela Fiocruz Ceará, conta agora com a participação de 29 instituições . A Universidade  Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram apresentadas na reunião virtual ordinária do colegiado geral, nesta segunda-feira (28/09). Já Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, readeriu a Rede.

Durante a reunião também foram debatidas pautas referentes ao Programa de Pós Graduação em Saúde da Família, a liberação do edital para a primeira turma de doutorado e o início das aulas da quarta turma de Mestrado Profissional em Saúde da Família oferecido pela Renasf. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação da RENASF, Anya Vieira Meyer destacou as iniciativas de fortalecimento da Rede. “Nosso objetivo é continuar contribuindo com iniciativas que qualifiquem os profissionais do SUS e por isso, ficamos muito felizes com a adesão dessas três instituições. Além disso, estamos debatendo estratégias para a criação de um núcleo de divulgação da Renasf para dar mais visibilidade a nossas pesquisas e aos trabalhos que desenvolvemos aqui”, explicou Anya.

A quarta turma do Mestrado começa nos dias 8 e 9 de outubro, de forma virtual, com a proposta de qualificar a Rede de Atenção Primária à Saúde por meio da formação dos profissionais que estejam vinculados à Estratégia Saúde da Família desenvolvendo ações de Atenção, Gestão e Ensino. A rede já formou 396 mestres no nordeste brasileiro.  Já o edital para a primeira turma de doutorado deverá ser lançado ainda no segundo semestre deste ano.

São entidades nucleadoras do PPGSF da RENASF, a Universidade Federal do Ceará (UFC); Fundação Oswaldo Cruz Ceará (Fiocruz CE); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ; Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral; Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Estadual do Ceará (UECE); e Universidade Regional do Cariri (URCA).

Compartilhe.