Projeto de Doutorado da Fiocruz Ceará participa de exposição voltada à pesquisa, educação e inovação
Um dispositivo para ajudar no tratamento de pacientes vítimas de sequelas de AVC que já está em fase de teste clínico. Foi com o interesse de divulgar esta iniciativa que o Laboratório de Inovação no SUS do Ceara – Felicilab convidou o doutorando da Fiocruz Ceará, Cassio Pinheiro, a participar e apresentar seu projeto de Doutorado “Dispositivo usando realidade virtual para reabilitação de pacientes Pós-AVC crônico” na VIII ExpoESP, no Centro de Eventos do Ceará.
“Além de uma ferramenta de análise clínica, nosso projeto tem uma pegada gamer, pois usa a realidade virtual como método de reabilitação”, explica o pesquisador Cássio Pinheiro. Segundo o doutorando, o objetivo do projeto é usar a tecnologia a favor dos pacientes que ficaram com sequelas de AVC, muitas vezes com comprometimento de atividades de uma vida normal. “Tentamos desenvolver no equipamento o método de reabilitação chamado ‘Terapia por Espelho’, onde você tenta enganar o cérebro, simulando movimentos com o membro oposto ao lesionado. Para isso usamos a realidade virtual, com atividades lúdicas como dirigir ou levantar uma caixa. Além disso, sensores fazem as leituras das mãos dos pacientes e esses dados coletados poderão ser acessados pelo profissional responsável para reabilitação, acompanhando, de forma tridimensional, todo o histórico de evolução do paciente”, explica.
O projeto de doutorado é vinculado à turma especial de doutorado, apoiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), com orientação do Dr. Marcos Lourenzoni e vinculado ao Grupo de Pesquisa no CNPq – Grupo de Engenharia de Proteínas e Soluções para Saúde (GEPeSS).
Saiba mais
A VIII ExpoESP tem como público alvo professores, estudantes, pesquisadores, gestores, trabalhadores e profissionais de saúde e busca facilitar o compartilhamento de suas produções científicas.
A exposição de projetos em saúde acontece de 17 a 19 de novembro de 2022, no Centro de Eventos do Ceará.
O tema central da ExpoESP é “Construindo um Sistema de Saúde Inteligente” e a feira é promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Tags: AVC, doutorado, Fiocruz Ceará, Reabilitação.