Projeto de Doutorado da Fiocruz Ceará participa de exposição voltada à pesquisa, educação e inovação

o objetivo do projeto é usar a tecnologia a favor dos pacientes que ficaram com sequelas de AVC.

Um dispositivo para ajudar no tratamento de pacientes vítimas de sequelas de AVC que já está em fase de teste clínico. Foi com o interesse de divulgar esta iniciativa que o Laboratório de Inovação no SUS do Ceara – Felicilab convidou o doutorando da Fiocruz Ceará, Cassio Pinheiro, a participar e apresentar seu projeto de Doutorado “Dispositivo usando realidade virtual para reabilitação de pacientes Pós-AVC crônico” na VIII ExpoESP, no Centro de Eventos do Ceará.

“Além de uma ferramenta de análise clínica, nosso projeto tem uma pegada gamer, pois usa a realidade virtual como método de reabilitação”, explica o pesquisador Cássio Pinheiro. Segundo o doutorando, o objetivo do projeto é usar a tecnologia a favor dos pacientes que ficaram com sequelas de AVC, muitas vezes com comprometimento de atividades de uma vida normal. “Tentamos desenvolver no equipamento o método de reabilitação chamado ‘Terapia por Espelho’, onde você tenta enganar o cérebro, simulando movimentos com o membro oposto ao lesionado. Para isso usamos a realidade virtual, com atividades lúdicas como dirigir ou levantar uma caixa. Além disso, sensores fazem as leituras das mãos dos pacientes e esses dados coletados poderão ser acessados pelo profissional responsável para reabilitação, acompanhando, de forma tridimensional, todo o histórico de evolução do paciente”, explica.

O projeto já está em fase de teste clínico.

O projeto de doutorado é vinculado à turma especial de doutorado, apoiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), com orientação do Dr. Marcos Lourenzoni e vinculado ao Grupo de Pesquisa no CNPq – Grupo de Engenharia de Proteínas e Soluções para Saúde (GEPeSS).

Saiba mais

A VIII ExpoESP tem como público alvo professores, estudantes, pesquisadores, gestores, trabalhadores e profissionais de saúde e busca facilitar o compartilhamento de suas produções científicas.

A exposição de projetos em saúde acontece de 17 a 19 de novembro de 2022, no Centro de Eventos do Ceará.

O tema central da ExpoESP é “Construindo um Sistema de Saúde Inteligente” e a feira é promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Compartilhe.

Tags: , , , .