Projeto de pesquisador da Fiocruz Ceará é publicado em jornal europeu de saúde
O projeto da Funcap liderado pelo pesquisador da Fiocruz Ceará, Galba Freire Moita, foi apresentado e premiado no 16th World Congress on Public Health 2020. O reconhecimento também veio com a publicação sobre o estudo no European Journal Public Health, revista que tem nível de excelência A1 em todos os quesitos da Capes. A publicação se deu como pesquisador associado do CeBER da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O CeBER é suportado pela FCT de Portugal (agência de fomento à pesquisa – espécie de CAPES+CNPQ do Brasil) e conta com bibliotecárias que catalogam todas as publicações e premiações de seus pesquisadores e membros e notificando-nos por e-mail. O QualitySaúde proporciona a avaliação de qualidade em saúde com foco na experiência do usuário.
Baseado em sua tese de doutorado pela Universidade de Coimbra, Galba aborda a plataforma QualitySaúdeTM, que validou cientificamente o primeiro questionário internacional para avaliar a qualidade e a satisfação em saúde do Brasil. “O instrumento premiado na publicação já foi aplicado em 1890 usuários do SUS de todas as unidades de saúde do Eusébio em 2021, com resultados publicados em congressos mundiais de gestão em Madri (2021) e Lisboa (2022) e deve ter nova rodada de aplicação no Eusébio em 2023, sendo uma das metodologias de análise de desempenho do SUS a ser aplicada em Unidades de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza e Sobral no projeto do Brazil Acceleration Fund, envolvendo pesquisadores da Fiocruz, Queen Mary e FGV”, ratifica Galba.
O questionário será reaplicado no Eusébio, desta vez com o auxílio de tablets e celulares. A pesquisa é composta por 13 questões de fácil entendimento e voltadas para os aspectos operacionais da gestão de cada unidade de saúde avaliada. Após a nova rodada de questionários, poderão ser feitos os comparativos quanto à evolução do atendimento na área da Saúde no Eusébio, tendo o usuário como protagonista no processo de melhoria dos serviços.
Saiba mais
A plataforma utiliza a escala Servqual, cientificamente validada e padronizada, que pode ser utilizada para comparação entre unidades de saúde. Os dados e gráficos gerados na plataforma ficam acessíveis aos gestores das unidades de serviço, podendo ser utilizados para a tomada de decisões e melhoria dos serviços de saúde.
Galba explica que no Brasil, os mecanismos de avaliação utilizados, refletem pesquisas de opinião baseadas em conceitos socialmente construídos, ou em um estado psicológico do entrevistado, desconexos das necessidades objetivas de melhorias e aprimoramento dos serviços de saúde. Na outra ponta, há ouvidorias reativas que atuam nos problemas relatados ou que usam instrumentos construídos, sem a devida validação científica, sem garantia de usabilidade das respostas em tempo oportuno e sem eficácia de soluções mais abrangentes que superem os casos específicos.
De acordo com o pesquisador, o QualitySaúdeTM se apresenta como solução para a melhoria dos serviços de saúde no Brasil. Sua escala oferece metodologia robusta e estruturada, validada cientificamente, que empodera o usuário final como agente ativo de melhorias dos serviços de saúde. Além disso, o projeto é instrumento de comparabilidade entre os diversos serviços e unidades de saúde e, pode ser utilizado para consolidar itens de intervenção e orientando a ação dos gestores de saúde pública.
Tags: Atenção Primária, Fiocruz, Fiocruz Ceará, Prefeitura do Eusébio, Qualitysaúde.