Pesquisador da Fiocruz participará de programação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente em Portugal

Em 2023 será o 50º aniversário do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), que é o organismo responsável pela celebração anual do Dia Mundial do Meio Ambiente.

O pesquisador José Luís Cordeiro, representando a Fiocruz e a Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), participará do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05/06, no auditório Renato Araújo do Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, Portugal. Ele estará na mesa de abertura da exposição “Bichos de cá, Bichos de lá”, que é uma parceria do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM-UA Portugal), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Associação Osuwela (Moçambique). A mostra estará disponível a todos os interessados até ao dia 30 de junho de 2023, no átrio do Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro.

“Neste primeiro momento a exposição será inaugurada em Aveiro (Portugal) e Maputo (Moçambique), simultaneamente. No Brasil deve inaugurar em agosto deste ano, na Fiocruz Ceará”, acrescenta Cordeiro que destaca ainda a participação da doutora e pesquisadora Márcia Chame, representando a presidência da Fiocruz e da Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre. Ela debaterá sobre “Parcerias para um futuro sustentável”.

Saiba mais

A exposição “Bichos de cá, Bichos de lá” consiste numa apresentação de 7 módulos com 41 painéis, que abordam conceitos, comportamentos e aspetos de conservação com exemplos de espécies de fauna de Portugal, Brasil e Moçambique. Desta forma, o visitante poderá observar como a natureza une estes três países e fala uma só língua na forma como diferentes espécies desempenham funções semelhantes, onde quer que nos encontremos.

No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. O ano de 2023 marca o 50º aniversário do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), que é o organismo responsável pela celebração anual do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A sua criação, em 1973, ocorre um ano depois da primeira conferência mundial sobre o meio ambiente, a ‘Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano’. Tendo reunido 122 países, foi a primeira vez que o meio ambiente se tornou uma questão verdadeiramente global.

Ao longo dos anos, a celebração desta data tem aproximado organizações da sociedade civil, academia, indústria e poder político, transformando-se numa das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Em 2023, a celebração deste dia foca-se na temática da poluição por plásticos, sob o lema “Combater a poluição plástica”, tendo como países anfitriões, a Républica da Costa do Marfim e os Países Baixos.

Compartilhe.

Tags: , , , .