Fiocruz Ceará recebe representantes do Ministério da Cultura para debater integração de ações

A Fiocruz Ceará recebeu, na última quinta-feira (16/11), representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), da Secretaria de Cultura do Eusébio e da Associação dos Amigos e Moradores da Precabura (AMAPRE). O objetivo do encontro foi reforçar parcerias que favoreçam a disseminação da Ciência e fortaleçam a saúde pública e a proteção ao meio ambiente por meio de atividades artístico-culturais.

Pensando em arte e cultura como elementos para o bem-estar social, a reunião foi o marco inicial de uma série de novos encontros e parcerias que devem reforçar o vínculo entre as instituições.  

“Essa integração entre ciência, arte e cultura é muito frutífera, principalmente no momento que a gente vive, de tanta desinformação. É preciso que nós, que fazemos ciência, estejamos conectados com esses diversos espaços para levar o conhecimento científico e a arte é uma forma de ressignificar nosso modo de fazer. Por isso consideramos esta conexão com a agenda da cultural tão relevante, especialmente no Ceará, um estado de riqueza cultural enorme, com diversos aspectos regionais. Estando mais próximos da população, que também tem muito a nos ensinar por serem pessoas que trabalham para o SUS e para o fortalecimento do direito às políticas públicas. Então, a cultura traz uma animação, uma beleza e uma forma de ler o mundo, os problemas, as desigualdades, que amplia a nossa visão, enquanto instituição científica e de pesquisa, para avançarmos em outras abordagens de projetos”, defende Vanira Pessoa, coordenadora de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (CAAPS) da Fiocruz Ceará.

Carla Celedônio, coordenadora da Fiocruz Ceará, também enalteceu o encontro e ressaltou a importância das parcerias com as diversas frentes de atuação, quer seja do poder público, com as secretarias e o Ministério, quer seja com o apoio e a participação da comunidade da região.

Compartilhe.

Tags: , , .