Fiocruz Ceará realiza primeira defesa da 4º turma do PPG em Saúde da Família da Renasf

A mestranda Raquel Bomfim foi a primeira aluna a defender a dissertação da 4ª turma do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Renasf. Com o título “Desafios da Comunicação para melhorias das práticas colaborativas interprofissionais na Estratégia Saúde da Família”, a agora Mestra, foi orientada pela professora Lívia Moreira Barros (Fiocruz Ceará) e teve como coorientador, o professor Guilherme Guarino de Moura Sá (Instituto Federal de Pernambuco).

A comunicação interprofissional forma um veículo aberto e efetivo dialógico entre as equipes de saúde, facilita a prática colaborativa, propicia espaços para o compartilhamento de inquietações e conquistas geradas no dia a dia do trabalho e contribui para melhorias nos resultados e satisfação dos usuários. Quando não é efetiva, a comunicação interprofissional pode comprometer a qualidade do cuidado, ampliar o número de erros e gerar estresse ocupacional.

Para avaliar a comunicação interprofissional na Estratégia Saúde da Família (ESF), a aluna utilizou do estudo multimétodos dividido em duas fases. Na primeira, houve estudo com abordagem qualitativa em nove profissionais representantes das seis equipes de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com o intuito de compreender as percepções durante o processo de comunicação nas equipes. Na segunda fase implementou-se uma intervenção educativa presencial, utilizando o Arco de Maguerez. O encontro ocorreu com 15 profissionais de saúde inseridos na UBS em questão e analisou a comunicação interprofissional no processo de trabalho na APS, por meio das discussões emergidas.

A banca examinadora aconteceu em formato on-line e foi composta pelos pesquisadores da Fiocruz Ceará da Área Saúde da Família, Sharmenia Nuto e Márcio Flávio Araújo, além do professor da Universidade Federal do Ceará, Nelson Miguel Galindo Neto.

Compartilhe.

Tags: , , .