Fiocruz Ceará debate parceria com IGC Brasil

A Fiocruz Ceará recebeu, na tarde do dia 30 de janeiro de 2025, representantes do Instituto de Gestão e Cidadania (IGC Brasil). Com o intuito de estabelecer parcerias entre as duas instituições, a empresa de consultorias e capacitações na área da saúde apresentou cases de sucesso no atendimento em municípios através da tecnologia e da inovação.

Odorico Monteiro, coordenador de Inovação da Fiocruz Ceará, recebeu a equipe e contextualizou sobre o histórico da Instituição no Estado, a criação do Distrito de Inovação em Saúde e ainda sobre os projetos em andamento. Odorico ratificou ainda a importância da vontade política para investir na formação das pessoas.

O médico sanitarista Carlile Lavor também participou do encontro e apresentou a ideia dos municípios-laboratórios e a experiência das pesquisas em Tauá, destacando a estrutura de saúde e suas condições especiais que facilitam os estudos para melhoria do atendimento à população.

Hebert Lobo, presidente do IGC Brasil, ressaltou que a gestão da saúde é responsabilidade das prefeituras, mas que os contratos de gestão firmados com as instituições são para gerenciamento de unidades com metas contratuais pré-definidas.

Lobo acredita que a parceria entre as duas instituições pode ir além. “O IGC Brasil está montando uma Edtech, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para oferta de serviços relacionados à educação, pois a formação de mão de obra é um ponto sensível”, considera. Atualmente, o IGC Brasil utiliza a plataforma de educação do Hospital Albert Einstein e dispõe de sistemas (soluções digitais) desenvolvidos que podem ser disponibilizados para Fiocruz com o objetivo de identificar que tipo de solução poderia se conectar aos objetivos da Fundação no Ceará.

Após o encontro, ficou acertado o encaminhamento para estabelecer o objeto da parceria e a descrição para que seja elaborado o instrumento desta parceria, seguido por um plano de trabalho a ser construído conjuntamente. “A expectativa é definir todo este procedimento até março deste ano”, ratifica Odorico Monteiro.

Também participaram da reunião Carlo Ferrentini (Presidente da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde – Adtis); Danielle Loiola (Diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Adtis); Luís Fernando Pessoa (Fiocruz Ceará); Yves Gurgel (Head de Inovação – IGC Brasil); Marília Apolonio (Diretora IGC Brasil); Etna Rocha Lobo (Assessora da Presidência – IGC Brasil) e Cecília Simeao (Diretora – IGC Brasil).

Compartilhe.

Tags: , , .