Estudante da Fiocruz Ceará desenvolve software que acelera liberação de resultados de exames de COVID-19

Equipe de desenvolvedores do Helper: (esquerda para direita) – Tito Delerino Filho, Suzana Almeida, Fabio Miyajima e Lucas Delerino.

Integrantes da Rede Genômica da Fiocruz no Ceará desenvolveram uma solução inovadora de assistência laboratorial para análise e interpretação automatizada de dados e rápida liberação de exames de RT-PCR, técnica considerada padrão ouro e largamente utilizada para o diagnóstico da COVID-19 e de outras doenças infectocontagiosas.

O programa Helper é simples e intuitivo. Com a automatização do processo, o Helper contribui para reduzir um dos principais desafios da pandemia: a demora para a entrega dos resultados dos exames. Isso porque a interpretação e a conferência de dados, bem como o cadastro dos resultados são feitas de forma manual em muitos laboratórios, o que impacta diretamente no tempo de liberação dos exames, especialmente da COVID-19.

A solução apresentada foi desenvolvida pelo programador e estudante de enfermagem Lucas Delerino, de apenas 23 anos, orientado pelo pesquisador Fabio Miyajma, ambos integrantes da Rede Genômica da Fiocruz no Ceará. Em menos de 3 minutos, o assistente laboratorial é capaz de analisar e interpretar automaticamente arquivos de saída contendo grande quantidade de informações para até 384 amostras (entre 1 a 384), e com praticamente 100% de concordância com a conferência manual tradicional.

O Helper faz uso de arquivos brutos exportados pelos equipamentos no fim dos ciclos (corridas) de PCR. Em poucos instantes, o Helper entrega, de forma automatizada, os resultados analisados e interpretados conforme os parâmetros recomendados para cada kit, mas cuja liberação ainda estão sujeita à conferência e aprovação dos profissionais analistas. Além da redução do tempo de trabalho, o processo automatizado minimiza a chance de possíveis erros humanos, além de oferecer uma interface intuitiva para integração de informações, com rápido registro e liberação de resultados.

Além de otimizar diversos processos da rotina laboratorial, o Helper é compatível com o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Ministério da Saúde. A ferramenta é capaz de cadastrar e pré-liberar resultados de ensaios diagnósticos no GAL em menos de 30 segundos. Para tanto, o software realiza a integração dos resultados laboratoriais com as informações associadas às amostras testadas e que foram previamente cadastradas durante a triagem. Sem assistência automatizada, a mesma atividade realizada de forma manual poderia levar mais de 4 horas de trabalho.

O Helper está em fase de registro de propriedade intelectual pela Fiocruz.  Além do universitário Lucas Delerino, que trabalha sob coordenação do pesquisador Fabio Miyajima, coordenador regional da Rede Genômica, contribuíram diretamente com o projeto, a bolsista bioinformata Suzana Almeida e o desenvolvedor Tito Delerino Filho.

Além da assistência diagnóstica da COVID-19, a implementação desta ferramenta tem facilitado estratégias de vigilância epidemiológica que tem feito uso de ensaios de inferência molecular para monitoramento de variantes de preocupação (VOC), largamente adotados pela Fiocruz e outros laboratórios de referência.

Prova conceitual – Testando a efetividade do Helper para monitoramento de variantes de SARS-CoV-2

A prova conceito do Helper para utilização com ensaios de inferência molecular foi realizada durante a expansão da variante de preocupação (VOC) Ômicron no Ceará, entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Aproximadamente 4.500 resultados de exames de inferência foram gerados e retornados à Secretaria da Saúde do Estado e submetidos ao dashboard da Rede Genômica. http://www.genomahcov.fiocruz.br/dashboard-pt/.

Na época, o trabalho que foi realizado em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular do Hemoce, resultou em uma taxa provável de prevalência da Ômicron acima de 97% já na primeira semana do mês de Janeiro. Ao facilitar os trabalhos, a ferramenta também contribuiu para que o Ceará fosse o estado com maior representatividade amostral dentro deste exercício de monitoramento que conta com a participação de 17 estados.

Compartilhe.

Tags: , , , .