Esperançar: Exposição utiliza tradução intercultural buscando integrar iniciativas da Fiocruz Ceará

Socializar os aprendizados como frutos de comunicação popular crítica, de encontros com abordagens de ciências inclusivas que escutam os sujeitos e caminham de mãos dadas com o conhecimento popular. Foi com o intuito de integrar iniciativas na perspectiva de fortalecer e unir as redes por elas tecidas e visibilizar suas produções que a exposição “Esperançar… Nas malhas das redes para a defesa da vida” foi idealizada. Lançada no início de dezembro de 2024, durante o 1º Curso Internacional de Vigilância Popular em Saúde e Monitoramento Participativo, a mostra reúne iniciativas de pesquisas participativas e de formação em educação popular lideradas pela Fiocruz Ceará.

Dividida em três tendas principais, cada uma retrata uma área de pesquisa desenvolvida pelo Participatório em Saúde e Ecologia de Saberes, SERPOVOS – Saúde, Cuidado e Saberes e ainda faz parte do curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Educação Popular, Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiárido.

“Integramos nesta exposição iniciativas de produção de conhecimentos, fortalecendo e unindo as redes por elas tecidas para visibilizar suas produções. Ela retrata diálogo de saberes que ajudam a repensar a atenção em saúde, acolher as ancestrais sabedorias, democratizar, horizontalizar e integrar o que em ciência e formação se produz no Ceará”, ratifica Ana Cláudia Teixeira, coordenadora de Educação, Informação e Comunicação. O pesquisador Fernando Carneiro também destaca o caráter educativo da mostra. “A exposição está servindo inclusive como elemento pedagógico para iniciativas de curso, tanto nacionais quanto internacionais”, acrescenta.

Saiba mais

A exposição “Esperançar… Nas malhas das redes para a defesa da vida” está aberta ao público, mediante agendamento de grupos através do e-mail visitas.fioce@fiocruz.br. Os visitantes também podem conhecer a exposição “Bichos de cá, bichos de lá”, a mostra permanente sobre a história da Fiocruz e ainda o projeto arquitetônico sustentável do campus.

Compartilhe.

Tags: , .