O Serpovos (saúde, cuidado e ecologia de saberes) é uma iniciativa que visa contribuir no fortalecimento do direito à saúde pública de qualidade com foco na ação-participativa-comunitária.
Aborda saberes e experiências inovadoras de cuidado em saúde desenvolvidas nos territórios rurais, ou das populações do campo, da floresta e das águas, promovendo integração e interação entre pesquisadoras/es, comunidades, movimentos populares e trabalhadoras/es do SUS, especialmente da Estratégia Saúde da Família.
É coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará) com o apoio dos Programas de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (Rede PMA) e Inova Fiocruz.
OS OBJETIVOS COM A PESQUISA SÃO:
Experiências inovadoras de comunidades e trabalhadoras/es de saúde do SUS
Mapear experiências inovadoras de cuidados à saúde de comunidades e da Estratégia Saúde da Família (ESF) em territórios do campo, da floresta e das águas;
Modo de vida e saúde nos sertões
Reconhecer as necessidades sociais em saúde e o modo de vida das populações;
Territórios do campo, da floresta e das águas
Caracterizar os territórios em suas dimensões sócio-históricas, econômicas, culturais e ambientais, os processos de organização comunitária, a implantação das políticas públicas e a interface com ações da Estratégia Saúde da Família;
Rodas temáticas de diálogos de saberes e práticas
Promover diálogos de saberes e práticas da Estratégia Saúde da Família com as comunidades, movimentos e entidades sociais, profissionais de saúde, gestores municipais e pesquisadores;
Ecologia de saberes e cuidados em saúde
Elaborar metodologia de ação-participativa-comunitária de inovação nas práticas da ESF e da vigilância da saúde para responder às necessidades sociais em saúde.
COMPARTILHE SUA EXPERIÊNCIA EM SAÚDE COM A GENTE!
3
experiências de cuidado à saúde cadastradas por trabalhadoras/es do SUS que mudaram a vida de comunidades
Você atua na saúde e tem uma experiência para compartilhar?
Se você é trabalhador/a do Sistema Único de Saúde, especialmente da Estratégia Saúde da Família, e desenvolve com sua equipe uma ação inovadora de cuidado junto às populações do campo, da floresta e das águas, compartilhe aqui a sua experiência.
6
experiências de cuidado à saúde cadastradas por comunidades, movimentos sociais ou entidades
Você tem uma experiência de saúde para compartilhar?
Se você faz parte de grupo/comunidade do campo, da floresta e das águas (como pescadores/as, quilombolas e ribeirinhos/as); ou se integra um movimento ou entidade de representação desses grupos, clique abaixo e cadastre a experiência desenvolvida no território.
Teia de saberes e práticas
CALENDÁRIO DOS EVENTOS
Instituições parceiras
Realização
Projeto Estratégia Saúde da Família: diálogos, saberes e práticas inovadoras e emancipatórias em respostas às necessidades sociais em saúde nos territórios do campo, da floresta e das águas no Ceará/Brasil, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará), com o apoio dos Programas de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (Rede PMA) e Inova Fiocruz.