Edital da Funcap aprova projetos da Fiocruz Ceará

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico é vinculada à Secitece.

Cinco projetos de pesquisadores da Fiocruz Ceará foram aprovados em editais da Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), sendo dois no Edital 06/2023 (Universal) e três no Edital 09/2023 (Pós-doutorado).

Os recursos do edital Universal serão destinados ao financiamento de itens de custeio (material de consumo, serviços de terceiros, despesas de importação, passagens, diárias, conserto e manutenção de equipamentos, publicação em revistas científicas), itens de capital (material permanente, equipamentos e material bibliográfico) e Bolsas de Apoio Técnico (BAT).

O trabalho de Marcos Lourenzoni, aprovado no edital, é sobre o “Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para Humanização de Anticorpos” e trata sobre a aplicação de Anticorpos monoclonais (mAbs) na terapia para tratamento de câncer. “Em essência, esse projeto propõe uma tecnologia capaz de usar, sinergicamente, as técnicas de evolução, in silico e in vitro, para criar uma tecnologia robusta para propor variantes de Anticorpos monoclonais (mAbs) com as propriedades de interesse otimizadas, em tempo reduzido. Um Algoritmo Genético (AG) será desenvolvido, usando uma estratégia de evolução que aproveita dados experimentais de evolução in vitro, onde o mAb é evoluído estruturalmente junto ao antígeno em fenótipos como: humanização, maturação da afinidade, termoestabilidade, solubilidade etc. Serão desenvolvidas estruturas de mAbs com aspectos relacionados à eficiência, eficácia e redução de custos de produção na indústria”.

O pesquisador Fábio Miyajima também teve seu projeto aprovado no edital Universal com o título “Proteínas neurofilamentares como biomarcadores efetivos para o monitoramento não-invasivo de neurodegeneração ativa em pacientes do sistema de saúde”. Com o aumento da expectativa de vida, cresce a prevalência de doenças neurodegenerativas globalmente, afetando mais de um bilhão de pessoas. No Brasil, o envelhecimento da população destaca a necessidade de biomarcadores precisos. As proteínas neurofilamentares (ou neurofilamentos) surgem como promissores biomarcadores, detectáveis no sangue periférico de forma menos invasiva do que métodos tradicionais, como a punção lombar. Estudos recentes mostram que as proteínas neurofilamentares não só auxiliam no diagnóstico, mas também na monitorização da progressão da doença e o consequente direcionamento dos tratamentos. “Desta forma, este estudo translacional visa validar uma estratégia para a quantificação ultrassensível de neurofilamentos com foco em sua aplicação no monitoramento de pacientes com doenças neurodegenerativas em fase ativa”, defende Miyajima.

Três aprovados no Edital Pós-doc

Com 100 vagas disponíveis, o Edital 09/2023 (Pós-doutorado) contemplou outros três projetos de pesquisadores da Fiocruz Ceará. Com valor total de R$ 21,72 milhões, a ação visa fomentar o desenvolvimento da pesquisa e da inovação em áreas estratégicas para o Ceará e promover o reforço à pós-graduação e aos grupos de pesquisa atuantes no Estado. O edital prevê, além das bolsas, auxílio de R$ 30 mil pago ao supervisor para itens de custeio (material de consumo, serviços de terceiros, passagens, diárias e publicação em revistas científicas) e capital (equipamentos, material permanente e material bibliográfico).

Uma das pesquisas contempladas é de Jaime Ribeiro, com o “Estudo pré-clínico de produtos naturais em modelos de inflamação e infecção”. Seu trabalho considera que as doenças inflamatórias e infecciosas constituem importantes problemas de saúde pública global. “Nesse contexto, a sepse é uma condição com elevada morbidade e mortalidade, causada por uma resposta exacerbada a infecções. Uma vez que os tratamentos atuais são limitados e, em muitos casos, ineficazes, o desenvolvimento de intervenções terapêuticas e novos medicamentos na sepse continuam urgentes. Assim, considerando-se o potencial terapêutico das plantas medicinais, o projeto realizará um estudo pré-clínico de produtos naturais aplicados a modelos biológicos de inflamação e infecção. O projeto é fruto de uma parceria entre a Fiocruz Ceará e o Programa de Pós-Graduação em Química Biológica (PPQB) da Universidade Regional do Cariri (URCA) e a perspectiva é de que os resultados dessa pesquisa contribuam para o desenvolvimento de novos medicamentos”, considera.

Roberto Nicolete também foi contemplado no edital de Pós-doc falando sobre a “Fabricação e caracterização de nanopartículas lipídicas carregadas com extrato de Schinus terebinthifolius para aplicação em modelo experimental de melanoma e câncer colorretal”. Segundo Nicolete, a principal contribuição deste estudo está em desenvolver nanopartículas e avaliar a efetividade antiproliferativa das formulações obtidas do extrato de uma planta nativa da América do Sul como opção de tratamento para o câncer colorretal e melanoma. “A possibilidade de aprimorar o uso de tecnologias com uma solução tecnológica é proposta neste estudo. Espera-se ainda que este estudo venha fortalecer a colaboração técnico-científica institucional e consolidar a pesquisa no combate ao câncer. A possibilidade de aprimorar o uso de tecnologias com uma solução tecnológica é proposta neste estudo”, acredita.

A terceira pesquisadora da Fiocruz Ceará aprovada no edital de pós-doutorado da Funcap é Clarissa Teixeira, que estuda a “Caracterização dos Aspectos Clínicos, Laboratoriais e Imunológicos da Leishmaniose Tegumentar Americana em pacientes da Região Norte do Ceará”. As Leishmanioses, doenças negligenciadas no Brasil e no mundo, são antropozoonoses causadas por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania. Na Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) ocorre o desenvolvimento de uma úlcera tecidual decorrente de resposta inflamatória intensa direcionada à eliminação do parasita. A ausência de regulação dessa resposta pode causar destruição tecidual. Assim, a forma clínica da LTA depende da espécie do parasita e fatores do hospedeiro, como o tipo e intensidade da resposta imune contra o parasita. “A compreensão dos mecanismos imunológicos que podem gerar dano ou resolução tecidual é essencial para a identificação de possíveis biomarcadores e alvos para o tratamento ou desenvolvimento de vacinas. O município de Sobral, localizado no estado do Ceará, é considerado endêmico para a forma visceral da doença, mas tem apresentado relatos de casos de LTA nos últimos anos nas zonas urbana e rural. O método diagnóstico de LTA atualmente utilizado na região é a visualização direta do parasita no raspado da lesão. No entanto, sabe-se que essa metodologia pode levar a resultados indeterminados ou falso negativos. Métodos diagnósticos mais sensíveis são necessários para um diagnóstico preciso. O diagnóstico preciso leva ao tratamento precoce e evita o surgimento das formas graves da doença. Dessa forma, o projeto visa o diagnóstico precoce dos pacientes com de LTA na região Norte do Estado Ceará, incluindo não apenas o município de Sobral, mas também os municípios limítrofes. Além disso, o projeto visa caracterizar a resposta imunológica em pacientes diagnosticados como positivos. Os resultados deste estudo permitirão a integração e análise de dados clínicos, parasitológicos e imunológicos, representando uma contribuição substancial tanto para a compreensão e caracterização aprofundada da doença quanto para a melhoria do diagnóstico e tratamento”, ratifica.

Compartilhe.

Tags: , .