Setembro Amarelo é tema de 3ª edição do Ciclo de Saúde Mental
A Fiocruz Ceará, por meio da área de Gestão de Pessoas (SGP) em parceria com a Normatel realizou, na última quinta-feira (28/9), a terceira edição do “Ciclo de Saúde Mental”. Com o tema do “Setembro Amarelo”, campanha de alerta e prevenção ao suicídio, o debate contou com a participação da equipe da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) do município de Eusébio, através dos psicólogos Rosa Leite e Kenedy Silva e foi voltado para funcionários e colaboradores das duas instituições.
Apesar de tratar sobre o suicídio, o foco do encontro foi na valorização da vida. “O Setembro Amarelo é todo dia. Devemos priorizar nossa saúde e resiliência e reaprender a lidar com os problemas do dia a dia”, afirma Rosa. Kennedy também reforçou o sentimento de empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e saber lidar com as emoções. “Somos seres como um too. Não dá para chegar ao trabalho e não levar os problemas do lado de fora, e vice-versa”, pondera.
A equipe da CMVPV comparou o autocuidado com os equipamentos de proteção individual (EPIs) que muitos trabalhadores usam enquanto estão atuando. “O capacete, os óculos, a máscara e os protetores auriculares podem ser comparados aos cuidados que devemos ter com nossa cabeça, no que a gente vê, fala e ouve. A gente tem que se priorizar e saber cuidar mais da gente mesmo”, defende Rosa. Na palestra, eles citaram como medidas de autocuidado ações que podem melhorar a qualidade de vida, como a adoção de hábitos saudáveis, uma boa leitura e até qualidade de tempo com a família. “Tudo isso influencia na nossa saúde mental”, reforça Kenedy.
Saiba mais
Este foi o terceiro encontro promovido pela Saúde do Trabalhador. A primeira edição aconteceu em maio deste ano e tratou sobre Ansiedade e Burnout. A segunda edição aconteceu em junho, em parceria com a COGEPE, e abordou assuntos relativos ao assédio.
A iniciativa busca divulgar os serviços de acolhimento oferecidos pela Saúde do Trabalhador da Fiocruz Ceará e pelo RH Normatel.