Reunião entre Fiocruz Ceará e moradores da Vila São Francisco busca reforçar diálogo
Foi com o objetivo de se aproximar dos moradores da Vila São Francisco, comunidade vizinha, que a Fiocruz Ceará realizou um encontro, na manhã desta terça-feira (01/11), com representantes. Participaram do encontro Felipe, Janderson e Silvilene, moradores do território; o coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; a pesquisadora Angela Ostritz; a gestora da APA da Lagoa da Precabura, Julia Fonseca; a presidente da Associação dos Moradores da Precabura, Daniele Ferreira; a moradora do Cararu, Eponina Semeraro; e a representante comunidade da Encantada, Lislene Bezerra.
Carlile Lavor ressaltou a importância do diálogo entre a Fiocruz Ceará e comunidade vizinha. Ele ratificou a possibilidade de intermediação que a Fiocruz Ceará pode construir entre as diversas esferas de governo e as áreas da gestão pública, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram no entorno da Fiocruz Ceará. “Queremos saber como ajudar vocês e como agir enquanto facilitador entre os governos federal, estadual e municipal para garantir melhorias para a região”, defende.
Durante a conversa inicial, após rodada de apresentação, foram levantadas questões como segurança, emprego, saneamento, moradia e outros benefícios que a comunidade teve com a vinda da Fiocruz para o território.
Felipe de Sousa, morador da Vila São Francisco há 29 anos, ratificou que a comunidade está aberta para o diálogo e defende que todos sejam beneficiados. Quando questionado, pela comunidade se a Fiocruz teria interesse em comprar terrenos, Carlile Lavor foi enfático ao afirmar que tanto a Fiocruz quanto o Estado não têm interesse em comprar terrenos.
Julia Fonseca, gestora da APA da Lagoa da Precabura, considera de grande relevância a efetiva participação popular na construção da área de preservação e ratifica que demandas em comum podem e devem ser encaminhadas em parceria pelas diversas esferas de poder público.
Para Angela Ostritz é fundamental o trabalho com o conceito de One Health (Saúde Única), no território, articulando com as Unidades de Conservação Estadual e Municipal da Precabura, entendendo que devem ser incorporados outros atores intersetoriais do Estado e Município. Ela também ressalta que essas possíveis melhorias são parte de um todo que têm o Distrito de Inovação no cenário do território. A pesquisadora propôs que, nesse primeiro momento de conhecimento, fosse feito um levantamento da comunidade e os representantes dos moradores aderiram à proposta.
Após a reunião, as lideranças e os representantes da Fiocruz Ceará foram visitar a Vila São Francisco. Como desdobramento, ficou acertada uma reunião ampliada com os moradores e Ostritz, ainda no início deste mês, com produção coletiva de lanche. Também será criado um grupo para troca de mensagens por celular e a construção de um instrumento de coleta de dados dos moradores e do território.
Tags: Ambiente., APA Precabura.