Pesquisador da Fiocruz Ceará publica artigo no IADIS
A IADIS – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – publicou no seu portal, o artigo “Modelando a escala de satisfação e a plataforma virtual aplicada à experiência de especialistas e usuários de serviços de saúde”, de autoria do pesquisador da Fiocruz Ceará, Galba Freire Moita, em parceria com os pesquisadores Zulmira Hartz e Galba Freire Moita Júnior.
O artigo é resultado da tese de doutorado de Galba, pela Universidade de Coimbra, e aborda a plataforma QualitySaúdeTM, que validou cientificamente o primeiro questionário internacional para avaliar a qualidade e a satisfação em saúde do Brasil. A plataforma (http://qualitysaude.org.br/) utiliza a escala Servqual, cientificamente validada e padronizada, que pode ser utilizada para comparação entre unidades de saúde. A escala é utilizada mundialmente. As informações são preenchidas diretamente em um tablet ou smartphone. Os dados e gráficos gerados na plataforma ficam acessíveis aos gestores das unidades de serviço, podendo ser utilizados para a tomada de decisões e melhoria dos serviços de saúde.
O piloto do projeto foi aplicado no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza e contou com a avaliação de 1589 usuários do SUS. A pesquisa é composta por 13 questões de fácil entendimento e voltadas para os aspectos operacionais da gestão de cada unidade de saúde avaliada.
Galba explica que no Brasil, os mecanismos de avaliação utilizados, refletem pesquisas de opinião baseadas em conceitos socialmente construídos, ou em um estado psicológico do entrevistado, desconexos das necessidades objetivas de melhorias e aprimoramento dos serviços de saúde. Na outra ponta, há ouvidorias reativas que atuam nos problemas relatados ou que usam instrumentos construídos, sem a devida validação científica, sem garantia de usabilidade das respostas em tempo oportuno e sem eficácia de soluções mais abrangentes que superem os casos específicos.
De acordo com o pesquisador, o QualitySaúdeTM se apresenta como solução para a melhoria dos serviços de saúde no Brasil. Sua escala oferece metodologia robusta e estruturada, validada cientificamente, que empodera o usuário final como agente ativo de melhorias dos serviços de saúde. Além disso, o projeto é instrumento de comparabilidade entre os diversos serviços e unidades de saúde e, pode ser utilizado para consolidar itens de intervenção e orientando a ação dos gestores públicos. “O projeto fica ativo até setembro quando devemos entrar em uma nova fase. Nosso próximo passo é desenvolver aplicabilidade para alertas onde o próprio usuário poderá informar a gestão sobre problemas nas redes de saúde,” explica Galba
Tags: inovação, Qualitysaúde, saúde digital, SUS.