Universidade de Wuhan envia delegação conjunta ao Brasil para intercâmbio e pesquisa de cooperação em saúde digital

De 3 a 12 de dezembro de 2024, o Prof. Wang Jian, vice-reitor do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social Dong Fuqiu da Universidade de Wuhan, e o Prof. Li Hao, diretor do Programa Internacional da Faculdade de Saúde Pública, lideraram uma delegação para visitar o Brasil.

As visitas incluem conferências internacionais, seminários acadêmicos, negociações colaborativas e pesquisas no local, demonstrando o envolvimento internacional e o impacto da Universidade de Wuhan nas áreas de saúde digital e saúde pública. No futuro, as partes envolvidas aprofundarão a cooperação em áreas como cuidados primários de saúde, idosos e cuidados de longo prazo, explorando soluções digitais para enfrentar os desafios globais de saúde, contribuindo com sabedoria e força para promover o desenvolvimento digital saudável dos países do BRICS.

Para elevar a cooperação científica entre o Brasil e o nosso país, Promover a cooperação e o intercâmbio no domínio da saúde digital e da saúde, de 3 a 12 de dezembro de 2024, A delegação foi liderada pelo Prof. Wang Jian, vice-reitor do Instituto de Desenvolvimento Social e Social da Universidade de Wuhan, e pelo Prof. Li Hao, diretor do Programa Internacional da Faculdade de Saúde Pública. Fomos às cidades de Fortaleza e de Eusebio, uma visita de seis dias, para explorar as prioridades e caminhos de realização da cooperação em saúde entre China e Brasil.

No início da visita, a delegação da Universidade de Wuhan participou da primeira Conferência Internacional de Saúde Digital, organizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pelo Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Saúde (LARIISA). Ivana Barreto, pesquisadora da FIOCRUZ, recebeu a visita e deu as boas-vindas à missão.
Durante a conferência, o professor Jian Wang foi convidado a participar da mesa redonda “Saúde Digital no Contexto Internacional” e apresentou o tema “A Aplicação da Saúde Digital na Saúde da China”. O relatório temático do Sistema, em conjunto com Ana Estela Haddad, ministra de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde do Brasil, e acadêmicos do Canadá, Portugal e outros países, discutiram o estado atual e o futuro do desenvolvimento da saúde digital em todos os países.

Com foco na pesquisa e prática de vanguarda no campo da saúde digital, a delegação da Universidade de Wuhan, a FIOCRUZ e a FUNCAP alcançaram um consenso tripartito sobre intercâmbio de professores e alunos e pesquisa científica conjunta, e assinaram duas cartas de intenção de cooperação científica.

Por fim, a missão da Universidade de Wuhan investigou no local a rede de serviços de saúde na cidade de Eusébio, Brasil. Josete Tavares Malheiros, Secretário Municipal da Saúde de Eusebio. Acompanhada por Tavares, a missão conjunta visitou a Unidade de Cuidados Primários de Saúde da Comunidade Timbu, a clínica de diálise e o Hospital Amadeu Sá.

O Centro de Reabilitação, bem como a Unidade de Pronto Atendimento, fornecendo informações detalhadas sobre a aplicação de soluções locais de saúde digital. A pesquisa no local não só aprofundou o conhecimento da delegação de Wuhan sobre o sistema de saúde brasileiro, mas também forneceu inspiração e referência para a cooperação de saúde pública entre a China e o Brasil.

Fonte: Correspondente Sun Fengyi

Compartilhe.