Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado visita Fiocruz Ceará

Os representantes das duas instituições dialogaram sobre projetos desenvolvidos que podem interagir e atuar de forma coordenada.

A titular da Secretaria Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Dra. Sandra Monteiro, visitou nesta sexta-feira (03/03), a Fiocruz Ceará, onde conversou sobre a estrutura do campus, conheceu laboratórios, plataformas e pesquisas desenvolvidas.

A coordenadora geral da Fiocruz Ceará, Dra. Carla Celedônio, o pesquisador Carlile Lavor e a chefe de gabinete, Adriana Bacelo, acompanharam a visita e apresentaram as áreas de atuação da instituição. Ao longo do encontro, dialogaram sobre projetos desenvolvidos que podem interagir e atuar de forma coordenada. “Nosso intuito é estreitar ainda mais esses laços e afinidades que nos unem”, reforça Carla.

Na Unadig, a secretária conheceu a estrutura que contribuiu ativamente no combate à pandemia da Covid-19.

Sandra Monteiro visitou os prédios da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig) e da Pesquisa, onde viu os laboratórios multiusuários que os pesquisadores atuam de forma integrada. No bloco da Gestão, a secretária, a coordenação da Fiocruz Ceará e alguns pesquisadores participaram de uma videoconferência com a representante da Presidência da Fiocruz Rio de Janeiro. Zélia Profeta, coordenadora de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz, enalteceu a iniciativa da visita e destacou a importante e histórica aproximação da instituição no Ceará com o Governo do Estado. “Esta articulação que temos fomentado busca fortalecer o Sistema Fiocruz, que nos permitirá atuar nos diferentes estados de forma ainda mais efetiva, sempre contando com a parceria prioritária das secretarias de Saúde e de Ciência e Tecnologia”.

Carla Celedônio apresentou a estrutura física e organizacional da instituição, destacou o entendimento sobre a importância de atuarem de forma coordenada e já anunciou um calendário de atividades com datas definidas, firmando um convite para próximos encontros. “O primeiro é ainda neste mês de março, quando receberemos representantes da Embaixada da França e do Instituto Pasteur que virão consolidar a implantação de sua plataforma no campus da Fiocruz Ceará. E o segundo, é no importante marco de comemoração dos 15 anos de criação da unidade da Fiocruz no Ceará, que acontece no dia 30 de junho”.

Nos laboratórios multiusuários, os pesquisadores atuam de forma integrada.

A coordenadora geral da Fiocruz Ceará também enalteceu o alinhamento institucional ao Governo do Estado. “Em poucos meses, também recebemos a visita de representantes das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, além do então governador eleito Elmano de Freitas. Proximidade que só tende a se fortalecer na nova gestão”, considera. Carla destacou ainda a atuação da Fiocruz Ceará na área da formação, com os cursos de Mestrado e de Doutorado oferecidos pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf) e pelo Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude) que, juntos, já formaram mais de 700 mestres que atuam e contribuem para o fortalecimento tanto do SUS quanto da atenção primária. Ela pediu apoio à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secitece, na participação em editais que atualmente são direcionados para instituições de ensino superior. “Não conseguimos participar por não nos encaixarmos neste critério, apesar de atuarmos fortemente em programas de pós-graduação e de formação, como a Renasf e o Profsaude”, pondera.

Sandra Monteiro agradeceu a visita e afirmou ser conhecedora da instituição e de sua importância. “Minha primeira vinda à Fiocruz Ceará foi ainda durante a construção do prédio, enquanto atuava como coordenadora da Secitece. Na segunda visita, trabalhava na área acadêmica, quando tive a oportunidade de conhecer o trabalho da Renasf; e agora como secretária. Em cada olhar, constato a pujança do trabalho aqui desenvolvido, fruto de um esforço coletivo de vários atores. Neste intervalo, é notória a reorganização das áreas e a articulação com os governos. E esta pujança de serviços e produtos casa com as demandas tanto da Secitece quanto da Funcap. Nosso intuito é continuarmos caminhando coadunadas também com as demais áreas estratégicas do Estado diante das demandas da nova gestão”, avalia.

A videoconferência contou com a participação de representante da Presidência da Fiocruz Rio de Janeiro.

Desafios

Dentre os desafios identificados a serem levados em conta por ambas as instituições estão a formação para uma equipe multiprofissional de atenção básica e a atração de novas empresas para o Distrito de Inovação e Saúde, que tem a Fiocruz Ceará como âncora. “Podemos interagir com os nossos projetos e aglutinar outras secretarias”, defende Sandra Monteiro.

A secretária confirmou a participação nos encontros já agendados com a Fiocruz Ceará e reforçou o interesse de alinhar novas ações. “Queremos participar não só do ponto de vista institucional, mas também de forma a reconhecer o papel relevante da Fiocruz como um todo e de tudo o que ela representa para o Ceará pelos próximos 30 anos”, defende.

Também participaram do encontro os pesquisadores Odorico Monteiro (coordenador de Inovação); João Hermínio Martins (coordenador de Pesquisa); Sharmênia Nuto (coordenadora de Educação, Informação e Comunicação); Anya Vieira-Meyer, Ana Claudia Teixeira, Fábio Miyajima, Alice Sabatino e Camila Holanda.

Texto: Carolina Campos. Fotografia: João Estabile.

Compartilhe.

Tags: , .