Representantes da Fiocruz Ceará participam do 8º Congresso de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições

Os servidores das seções de Gestão de Contratos e Orçamento/Finanças, juntamente com o coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz Ceará participaram do 8º Congresso de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições. Realizado entre os dias 25 e 27 de novembro de 2024, em Foz do Iguaçu (PR), o evento proporcionou uma imersão de mais de 20 horas em capacitação.

Durante o congresso, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas cruciais para o aprimoramento das práticas de governança e gestão de riscos nas aquisições públicas. As palestras abordaram tópicos como a efetiva implementação da governança na visão do Tribunal de Contas da União (TCU), planejamento estratégico para elaboração do Plano de Contratações Anual (PCA), e as lições aprendidas ao longo dos quatro anos de vigência da Resolução CNJ 347/2020.

Além disso, o evento proporcionou insights sobre a aplicação do modelo das três linhas e a gestão de riscos nas contratações, enfatizando a definição de políticas e instrumentos fundamentais para o metaprocesso e processos específicos. Outro destaque foi o programa de integridade e suas especificidades nas contratações públicas, além da utilização de sanções como ferramenta de governança e a definição de critérios de sustentabilidade nas contratações.

Para o coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Bruno Carvalho, os benefícios dessa capacitação são evidentes na melhoria das práticas de governança, transparência e accountability, fortalecendo a eficiência administrativa e o alinhamento com conceitos de governos inteligentes. “Esta experiência prepara nossos servidores para enfrentar os desafios futuros da administração pública brasileira e assegurar um serviço público mais transparente e eficaz. Nossa expectativa é aumentar cada vez mais a participação dos servidores da Gestão em capacitações, através da análise de gestão por competências”, ratifica.

Compartilhe.

Tags: .