Reitor do ITA visita Fiocruz Ceará
Com o objetivo de estreitar o diálogo e fortalecer a parceria entre as duas instituições, a Fiocruz recebeu, na última terça-feira (5/11), o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi. Acompanhado da vice-reitora Emilia Villani e do brigadeiro do ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva, a comitiva visitou as instalações da Fundação no Ceará e discutiu ações convergentes, especialmente no campo da formação de recursos humanos.
Representando o Presidente Mário Moreira, Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, ratificou o apoio da Presidência e o interesse em firmar acordo com o Instituto. “A Fiocruz Ceará é fruto de uma forte parceria entre a Fiocruz, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Temos atuações diversificadas em vários estados do país e somos instituição estratégica em saúde pública e para a soberania nacional”, afirmou.
O reitor Antonio Guilherme Lorenzi ratificou o intuito de conhecer a Fiocruz Ceará, destacando sua consolidação como instituição de ciência e tecnologia no Estado. “Queremos conhecer a atuação dos agentes intelectuais do Ceará, construir caminhos e pontes agregando ao que já existe na região, de forma a também nos inserirmos dentro da realidade local através do conhecimento”, considera. O reitor apontou ainda a qualidade da formação dos alunos do Instituto e a importância da manutenção do nível no processo de estruturação e oferta dos três cursos a serem conduzidos no Ceará: Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Sistema e Bioengenharia.
A coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, apresentou a trajetória da Fundação no Estado, as áreas de atuação da instituição no Ceará e reforçou a intenção de consolidar a parceria com o Instituto, especialmente relacionada ao curso de Bioengenharia a ser ofertado pelo ITA no Ceará. Carla destacou ainda a inauguração do Centro de Imunologia e Imunoterapia Pasteur Fiocruz, ocorrida em maio de 2024, as futuras instalações das fábricas de Bio-Manguinhos e de mosquitos modificados, como estratégia de combate às arbovirores, e a estruturação do Distrito de Inovação em Saúde do Estado, que conta com a Fiocruz Ceará como âncora científica e tecnológica.
Sobre o curso de Bioengenharia, o primeiro curso de graduação do campo que integra as exatas da Engenharia com conceitos e processos biológicos, a vice-reitora Emilia Villani destacou o processo de construção do programa pedagógico e a definição das trilhas formativas que irão nortear esse curso. “Estamos pensando não só em formação, mas também em pesquisa. Trata-se de um processo complexo e dinâmico que envolve uma comissão e planejamento institucional. O ITA no Ceará é um projeto para o país, por isso o grande desafio de nos agregar aos atores importantes com diálogo e construção”, defendeu.
Após a reunião, os representantes do ITA conheceram as instalações físicas do Campus. Também participaram da reunião Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, representando o Governo do Estado; Odorico Monteiro, coordenador de Inovação da Fiocruz Ceará; Danielle Loiola, representante da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (ADTIS) e o pesquisador Jaime Ribeiro.
Saiba mais
O ITA, instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB), é referência nacional e internacional em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da engenharia e tecnologia, com destaque para o setor aeroespacial.
O ITA Fortaleza será a primeira unidade do Instituto no Nordeste e a segunda do país. A primeira está sediada na cidade paulista de São José dos Campos (SP) e funciona desde 1950. O Ceará é destaque em aprovações do vestibular, sendo o estado com o maior número de alunos aprovados na Instituição, uma das motivações para a construção da segunda sede do ITA na Base Aérea de Fortaleza.
Com um dos processos seletivos mais difíceis do país, o Instituto é berço da formação de dezenas de estudantes do Ceará por ano.
No início deste ano, uma comitiva de representantes do Instituto também visitou o campus.
Tags: Fiocruz Ceará, ITA, VPEIC.