Pesquisadoras da Fiocruz Ceará participam de reunião geral da Rede PMA-APS

As três pesquisas apresentadas que contam com a participação das pesquisadoras da Fiocruz Ceará já estão em fase final de execução.

As pesquisadoras Anya Vieira Meyer, Luciana Lindenmeyer e Vanira Pessoa representaram a Fiocruz Ceará na 7ª Reunião Geral da Rede PMA-APS. Realizado nos dias 25 e 26 de abril, no Rio de Janeiro, o encontro teve como objetivos conhecer resultados e produtos das pesquisas desenvolvidas na Rede, identificar possíveis atividades e produtos coletivos, pactuar desdobramentos da Rede e fomentar ajustes e aprimoramentos de sua gestão.

As três pesquisas apresentadas que contam com a participação das pesquisadoras da Fiocruz Ceará já estão em fase final de execução pelo edital PMA, iniciado em 2020. Anya Vieira Meyer falou sobre o “Impacto da violência no processo de trabalho e saúde mental dos agentes comunitários de saúde” enquanto Vanira Pessoa abordou as “Estratégia saúde da família: diálogos, saberes e práticas inovadoras e emancipatórias em respostas às necessidades sociais em saúde nos territórios do campo, da floresta e das águas no Ceará/Brasil”. Já a pesquisadora Luciana Lindenmeyer coordena, no município do Eusébio, a pesquisa encabeçada por Laís Costa, da Ensp, que trata sobre “O conhecimento da APS sobre a deficiência: caminhos de visibilidade ou de invisibilidade? Narrativas profissionais”.

A criação da Rede PMA possibilitou articulações e parcerias interinstitucionais de grande impacto na APS.

Durante as apresentações, que contaram com outras 17 iniciativas de unidades da Fiocruz, muitos produtos foram apresentados e discutidas novas formas de realizar pesquisas e intervenções no sistema da Atenção Primária em Saúde visando qualificar o atendimento aos usuários e cuidar dos trabalhadores e trabalhadoras da Estratégia em Saúde da Família. Foi colocada também a importância de dar continuidade na Rede PMA, formada nesta edição, que possibilitou articulações e parcerias interinstitucionais de grande impacto na APS.

Saiba mais

O Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA), por meio de suas Redes temáticas, tem o objetivo de induzir a realização de pesquisas aplicadas no campo das políticas públicas e modelos de atenção e gestão à saúde, além de incentivar a cultura colaborativa na produção de conhecimento e de soluções criativas em saúde pública. O PMA é vinculado à Vice Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB).

Compartilhe.

Tags: , , , , .