Pesquisadora da Fiocruz Ceará participa de seminário internacional sobre saúde mental do adolescente
Com o intuito de estabelecer parcerias institucionais, a Universidade Federal Fluminense (UFF) sediou, nos dias 25 e 26 de junho, o I Seminário Multicêntrico e Internacional de Pesquisa em Promoção à Saúde Mental do Adolescente. A pesquisadora da Fiocruz Ceará Luciana Alleluia coordenou, juntamente com a professora Cláudia Mara Tavares, o encontro realizado pela Rede PMA que contou com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais que trabalham em áreas diversas em busca de criar uma rede que forneça recursos acadêmicos, artísticos e estéticos que dialoguem de maneira temporal com os jovens, abordando novas oportunidades para promover o protagonismo dos adolescentes e estarem atentos para sua diversidade e vulnerabilidades psicossociais.
“O seminário foi de grande importância porque reuniu pesquisadores que já trabalham com adolescência de outros países. Também tivemos a participação de jovens que puderam relatar a experiência de serem multiplicadores nos seus territórios, o que os deixou ainda mais motivados. Discutimos sobre saúde, direito, resistência, autonomia e protagonismo”, destaca Alleluia.
O seminário contou com a participação de representantes da Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde, das Secretárias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro e de Niterói, da direção da Escola de Enfermagem da UFF, da Coordenação da Promoção da Saúde (VPAAPS-Fiocruz). Também participaram as coordenadoras dos cursos de pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS), do PMA e da Promoção da Saúde (Fiocruz).
Tags: Adolescente, PMA.