Outubro Rosa: Palestra alerta sobre cuidados para prevenção ao Câncer de Mama
![](https://ceara.fiocruz.br/portal/wp-content/uploads/2022/10/out-rosa-01.png)
Com o intuito de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença e mobilizar o máximo de pessoas sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, a Equipe de Saúde do Trabalhador da Fiocruz Ceará realizou, na tarde da última segunda-feira (24/10), uma palestra com o mastologista Roberto Vieira. Colaboradores, servidores, funcionários e terceirizados puderam saber mais sobre o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo. Para o Brasil, foram estimados mais de 66 mil novos casos em 2021.
Com mestrado e doutorado pela Fiocruz, o médico Roberto Vieira falou sobre fatores de risco que podem levar mulheres e homens a desenvolver a doença, além de ações preventivas que ajudam a retardar o surgimento de casos. “A origem da doença é multifatorial. Com componente hereditário, vindo tanto do pai quanto da mãe, pode ser prorrogado de acordo com o estilo de vida, alimentação saudável, controle do peso e atividade física frequente. Mas a informação e o autocuidado são primordiais para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz”, considera. Segundo o médico, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, se descoberto ainda no estágio inicial, a chance de cura chega a 90%.
![](https://ceara.fiocruz.br/portal/wp-content/uploads/2022/10/out-rosa-02.png)
Para o pesquisador da Fiocruz, o desenvolvimento do câncer de mama não acontece “do dia para a noite”. As células demoram cerca de 10 anos para se desenvolver, por isso a importância de estar sempre em acompanhamento. “O ideal é, a partir dos 40 anos, as mulheres redobrem os cuidados com autoexame associado ao exame clínico e à mamografia”, ratifica.
São fatores de risco, além da idade, histórico de casos nas famílias, consumo excessivo de álcool, sobrepeso, atividade física insuficiente e exposição à radiação. Já principais sintomas que devem ser analisados pelas mulheres são o surgimento de caroço (nódulo), vermelhidão na pele da mama, região áspera parecida com casca de laranja, alterações no mamilo, secreção e mudança no formato do peito. “Por isso a mulher deve se conhecer, estar atenta a qualquer alteração que surja e imediatamente buscar ajuda médica”, alerta. Após sua intervenção, o médico esclareceu dúvida dos participantes.
A programação em alusão ao Outubro Rosa na Fiocruz Ceará prossegue com Sessões de Terapia Holística e de Beleza, além da 3ª Caminhada Pratique Saúde no Outubro Rosa, com o educador físico Prof. Braga.