Outubro Rosa: Iniciativa alerta sobre cuidados para prevenção ao Câncer de Mama
Com o intuito de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença e mobilizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama, a Equipe de Saúde do Trabalhador da Fiocruz Ceará realizou, na tarde da última terça-feira (17/10), uma ação que reuniu colaboradores, servidores, funcionários e terceirizados. Com a colaboração de uma equipe multiprofissional do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), o público recebeu informações sobre o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo.
A enfermeira Natasha Barros detalhou como é formada a mama e como o tumor é formado, sendo resultado e uma multiplicação anormal e desordenada das células. Em sua intervenção, explicou sobre os riscos de desenvolver a doença e os cuidados que podemos ter para evitá-la. O farmacêutico Artur Chagas de Sousa falou sobre os tipos de tratamento, como a quimio e radioterapia, enquanto Ana Vitória Chaves Vasconcelos Silva explicou sobre os benefícios da Fisioterapia como importante aliada no tratamento e na recuperação da paciente, especialmente no processo pós-operatório.
Natasha Barros enalteceu a marcante presença de homens no encontro. “Vocês são muito importantes neste processo, especialmente como multiplicadores destas informações”, ratifica.
A psicóloga Bruna Kelly Brito da Silva reforçou sobre o apoio psicológico aos pacientes neste processo que muitas vezes apresenta consequências físicas e emocionais enquanto a assistente social Edivane Bento Teixeira trouxe informações relevantes do ponto de vista dos direitos das mulheres, dentre eles o documento chamado “Estatuto da Pessoa com Câncer”, com princípios e direitos fundamentais dos pacientes oncológicos.
Saiba mais
Celebrado anualmente, o Outubro Rosa é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Tags: 15 anos Fiocruz Ceará, Outubro Rosa.