Anya Pimentel


Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer
(14/02/2014 a 31/08/2014)

Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer, filha de Francisco Nilton Fernandes Vieira e Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer, nasceu em Fortaleza em 23 de julho de 1976. Casou-se com Carlos Henrique Campos Meyer em novembro de 2007 e é mãe de Marina e Helena. Graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1998), fez mestrado em odontopediatria no Eastman Dental Institute, da Universidade de Londres-Inglaterra (2000), doutorado em odontologia na Universidade de Toronto-Canadá (2005). Na área de saúde pública, foi pesquisadora/professora visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley – EUA (2015 – 2016) e atualmente é pesquisadora/professora visitante na Universidade de Harvard – EUA (2024 – 2025), como fellow do David Rockefeller Center for Latin American Studies (2024) e Takemi Program in International Health (2024 – 2025), vinculada a Escola de Saúde Pública T.H.Chan.

Anya é pesquisadora especialista na área de Saúde da Família da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará), tendo sido a primeira concursada a tomar posse nesta unidade (2011). É professora do curso de odontologia do Centro Universitário Christus (Unichristus) (2014 – atualmente), tendo sido professora do Mestrado em Saúde pública e dos cursos de Odontologia e Farmácia da Universidade de Fortaleza (Unifor) (2005 – 2012); e servidora pública do município de Fortaleza, como dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF) (2006 – 2011). Neste período, também atuou no Sistema Municipal Saúde-Escola, responsável pelos processos de educação permanente dos profissionais da área da saúde no município.

Enquanto pesquisadora da Fiocruz, atuou em vários cargos: Coordenadora do escritório técnico da Fiocruz Ceará (2014), vice-coordenadora da área de Educação (2018 – 2020), e coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF) da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família – RENASF (2010 – 2021). Atualmente é secretária executiva desta Rede, desde 2009.

No campo de educação, teve papel importante na criação da RENASF (2009) e implantação do seu programa de mestrado (2010) e doutorado (2020). A RENASF é uma rede que possui 30 instituições de ensino, serviço e pesquisa do Norte e Nordeste brasileiro, tendo um PPGSF responsável pela formação de profissionais da ESF em 11 diferentes localidades. Esta Rede já formou 566 mestres; atualmente tem 246 mestres e 132 doutores em formação atuando em mais de uma centena de municípios brasileiros.

Na área de pesquisa, é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo publicado mais de 100 artigos em sua carreira científica. Em 2020, fundou e hoje coordena o grupo de pesquisa “NósAPSBrasil”, formado por pesquisadores de mais de 15 instituições de ensino, pesquisa e serviço, situados em diversos cenários nordestinos. Seus pesquisadores têm como objeto o campo de conhecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de avaliação de políticas, de processos de trabalho, seus efeitos, desafios e proposição de caminhos para seus enfrentamentos.

As principais área de interesse da pesquisadora Anya são avaliação de serviços de saúde; acesso a serviços de saúde e violência sofrida por populações vulneráveis (HIV, crianças, idosos, pacientes com necessidades especiais, beneficiários do Bolsa Família etc.); Saúde da Família; o impacto do Programa Bolsa Família e da Estratégia Saúde da Família na saúde da população, além da análise da ressonância da violência urbana nos processos de trabalho e saúde mental dos profissionais da Atenção Primária, especialmente os Agentes Comunitários de Saúde. Estes enfocam a avaliação de conhecimentos, práticas, cuidados e condições de saúde em pessoas em grupos de risco; avaliar os serviços de saúde na área da atenção básica – na perspectiva do usuário, profissionais de saúde e gestores; bem como o impacto das políticas públicas na saúde da população.