Grupo de Trabalho encaminha ações para criação do Conselho Gestor da APA da Lagoa da Precabura

O GT definiu que 14 instituições participarão do Conselho Gestor.

Avançando no processo de formalização da Unidade de Conservação (UC) da Lagoa da Precabura, a Fiocruz Ceará sediou na manhã da última quinta-feira (17/11), mais um encontro do Grupo de Trabalho (GT) que consolidará a criação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA). Na pauta da reunião, a revisão da lista de entidades apontadas durante o encontro anterior e a definição de quais organizações poderão fazer parte do Conselho Gestor, tanto do setor público quanto da sociedade civil.

No encontro, foram definidas as 14 instituições que irão compor o Conselho Gestor da APA da Lagoa da Precabura, sendo metade delas públicas e metade da sociedade civil. O próximo encaminhamento será oficiar todas as instituições que foram escolhidas no GT para fazer parte do grupo de discussões. A próxima reunião irá debater sobre os contatos com as instituições citadas para, a partir de então, já criar a portaria que irá oficializar a criação do Conselho Gestor.

Saiba mais

A formação do GT, processo coordenado pela SEMA, é uma das etapas para a constituição do Conselho Gestor da APA estadual da Lagoa da Precabura.

A oficina realizada pelo Participatório em Saúde e Ecologia de Saberes da área de Saúde e Ambiente da Fiocruz Ceará foi também uma estratégia para contribuir para o processo de implantação dessa APA.

O Conselho Gestor é o fórum de discussão, negociação e gestão da Unidade de Conservação e sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas. Podendo ter caráter consultivo ou deliberativo, o Conselho tem objetivo de, entre outras atribuições, atuar pela conservação de sua biodiversidade; conhecer, discutir, propor e divulgar ações da UC; identificar problemas e conflitos e propor formas para sua gestão; identificar potencialidades e propor inciativas que a fortaleçam.

Compartilhe.

Tags: , , , .