Governador eleito Elmano de Freitas visita Fiocruz Ceará
A Fiocruz Ceará recebeu nesta quarta-feira (09/11), o governador eleito Elmano de Freitas. Em sua primeira visita, Elmano participou de reunião com Nísia Trindade, presidente da Fiocruz. O encontro busca manter a aproximação, o alinhamento e o apoio entre a instituição e governo estadual. O encontro contou ainda com a participação do Secretário de Saúde do Estado, Carlos Hilton Albuquerque Soares; e de conselheiros da instituição.
Nísia Trindade enalteceu a visita do governador eleito e do atual secretário de saúde e destacou a parceria estreita e histórica entre as duas esferas. “A Fiocruz Ceará une a tradição de estado no campo de Saúde da Família, simbolizado pelo nosso coordenador Carlile Lavor, com larga trajetória de dedicação, às linhas de desenvolvimento tecnológico e demais áreas que proporcionem, por fim, o fortalecimento do SUS”, considera.
A presidente da Fiocruz apresentou um resumo das linhas de pesquisa e ações estratégicas da Fiocruz Ceará, dentre elas o controle de arboviroses, com a fábrica Wolbachia (bactéria que impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dos mosquitos, contribuindo para redução destas doenças) que deverá ser instalada no Distrito Industrial de Inovação. “A Fiocruz é líder nesta área de pesquisa e já estamos em etapa avançada para produção em escala no Brasil”, cita.
Nísia também falou sobre as pesquisas nas áreas de Biotecnologia, como as plataformas de Terapia Celular e a de Nanocorpos (área de engenharia de proteínas para aplicação terapêutica e diagnóstico de doenças), Saúde Digital (com o desenvolvimento de ferramentas que irão facilitar o tratamento e a comunicação entre os diversos setores da Saúde, paciente e cuidadores), além da vinda do Instituto Pasteur e da fábrica de Bio-Manguinhos, responsável atualmente por 60% das vacinas do Programa Nacional de Imunizações e pela produção de biofármacos que envolvem o tratamento de várias doenças. “Wolbachia, Instituo Pasteur e Bio-Manguinhos farão parte do Distrito de Inovação que tem a Fiocruz Ceará como âncora”, ratifica Trindade.
“Queremos reafirmar nossa parceria com o Governo do Ceará, dentro de um conceito de desenvolvimento sustentável e com alta tecnologia, mas também voltado à atenção primária. A Fiocruz Ceará reúne todas essas frentes. Estamos muito animados com a perspectiva da volta do fortalecimento do SUS e desejamos manter este apoio, pois sabemos que podemos avançar ainda mais nesta parceria”, defende.
Carlile Lavor, coordenador geral da Fiocruz Ceará, destacou a importância da visita da presidente da Fiocruz e do governador eleito e ratificou que a estreita parceria já é histórica. “Em 2009, Cid Gomes foi o único governador a estar presente na posse de Paulo Gadelha na Presidência da Fiocruz, enquanto em 2017 Camilo Santana foi o único governador presente na posse de Nísia Trindade. Isso demonstra relevância e interesse do Ceará com a instituição”, defende. Em sua intervenção, Lavor pediu ao governador eleito um “olhar especial” para a atenção primária. “Nossa essência vocacional é formar pesquisadores e contribuir na melhoria de vida de todas as pessoas. Nos colocamos à disposição para, com nossa estrutura, equipe, linhas de pesquisas e saberes, contribuir na nova gestão”, afirma.
Representando a governadora Izolda Cela, que participa da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), o secretário de saúde do Estado, Carlos Hilton Albuquerque Soares, destacou a alegria de conhecer as instalações da Fiocruz Ceará. “Após as eleições ressurge a esperança de retomar a velocidade que o SUS merece e ambientes como este, de tanta importância, ratificam nossa missão de promover saúde. Diante disso, agradeço tudo o que a Fiocruz faz pelo Brasil e acreditamos que esta parceria poderá render ainda mais frutos, buscando recuperar, reoxigenar e revitalizar a atenção primaria e a Saúde no Ceará”, defende.
Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, falou sobre a alegria de participar do encontro. “Desde o início, quando pensamos em trazer a Fiocruz para o Ceará e dar mais capilaridade aos projetos da instituição, construímos no Estado uma unidade que reúne pesquisa, desenvolvimento, ensino, serviços e produção. A Fiocruz Ceará já tem uma marca relevante, desde sua concepção, baseada na cooperação e voltada para a Saúde, sendo protagonista de um processo de desenvolvimento sustentável. Por tudo isso, compreender o potencial do Distrito de Inovação é de fundamental relevância para o Estado”, considera.
Para Carla Celedônio, atual coordenadora de Ensino e futura coordenadora geral da Fiocruz Ceará, que assumirá o cargo em janeiro de 2023, reunir a Presidência da instituição e o Governo do Estado é sinal de que a parceria permanecerá forte. “Externo minha alegria e honra de participar deste encontro, além de ser motivo de orgulho, enquanto cearense, de ver a relevância que as lideranças das duas esferas têm dado à Saúde”. Carla falou sobre a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig), que alcançou a capacidade de analisar 16 mil amostras de exames e contribuiu no enfrentamento da pandemia no Estado, além da identificação das cepas circulantes na região. “Temos trabalhado com equipe majoritariamente formada no Ceará, vinda tanto das Universidades quanto das escolas técnicas, um dos frutos da nossa parceria com o Governo do Estado”.
Celedônio também destacou a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, com Mestrado e Doutorado. “Apesar de sermos poucos e atuarmos há pouco tempo, trabalhamos com uma equipe comprometida e temos tudo para contribuir com a melhoria e a consolidação da Saúde no Ceará, apoiando e estimulando o SUS. Todas as nossas ações estão sempre voltadas para garantir a soberania do Brasil e, assim, a qualidade de vida da população em geral”, afirma.
Wilson Savino, professor e pesquisador da Fiocruz, confirma que a unidade cearense já tem dimensão nacional e com perspectiva de consolidação internacional. Por ser responsável pelo desenvolvimento da política de internacionalização, através de acordos de cooperação com a França, Savino cita a vinda do Instituto Pasteur para a Fiocruz Ceará. “Com sua destacada estatura, já galgou vários degraus que ajudaram a colocar o Ceará na ponta na produção de diversas áreas da Saúde. A Fiocruz Ceará confirma sua vocação extraordinária para o desenvolvimento local, regional e nacional”, defende.
O pesquisador em Saúde e Ambiente da Fiocruz Ceará, Fernando Carneiro, afirmou que a instituição no Estado vai da “vigilância molecular à vigilância popular”, com atuação junto aos movimentos sociais e o olhar votado à preocupação ambiental integrada à saúde. “A criação da APA da Lagoa da Precabura demonstra esse ampliado leque de atuação da Fiocruz Ceará, inclusive com sua sede estadual situada dentro da estrutura física da Ficoruz”, ressalta. Ivana Barreto, pesquisadora especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública também apresentou projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Lariisa Saúde Digital envolvendo gestantes, idosos e comunicação entre equipes médicas e pacientes.
O governador eleito Elmano de Freitas agradeceu o convite da visita e disse sentir-se orgulhoso com o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Fiocruz. Em sua intervenção, destacou que a intenção da futura gestão é avançar nas iniciativas dos governos anteriores, de Izolda Cela e Camilo Santana, reunindo as mais diversas forças e frentes para garantir uma vida melhor a todos os cearenses. “Para isso, estamos à disposição para, junto com o presidente eleito Lula, garantir a retomada e o avanço dos programas”. Elmano também afirmou que a Saúde é a prioridade do grupo responsável pela transição de governo e continuará sendo durante sua gestão. “Iremos dar prosseguimento ao que deu certo e rever o que tenha tido dificuldades, sempre com foco na consolidação das políticas públicas do SUS. E, neste cenário, a parceria com a Fiocruz reforça o compromisso que temos com o povo. Tenham em mim um amigo”, afirma.
Após a reunião, o governador eleito e o secretário de saúde acompanharam a coordenação da Fiocruz Ceará para visitar os laboratórios da instituição, conhecendo toda a equipe, a infraestrutura, os equipamentos e as pesquisas desenvolvidas no campus.
Tags: Ceará, Governador, Nisia.