Fiocruz Ceará sediará turma de Especialização em Educação Popular em Saúde

A Fiocruz Ceará em parceria com a Fiocruz Brasília e apoio do Ministério da Saúde sediará uma turma de Especialização em Educação Popular em Saúde. A Especialização será oferecida para profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e integrantes de movimentos sociais dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. A Fiocruz Ceará desponta como pioneira nesse processo, já tendo concluído uma especialização nesse campo da educação popular, da vigilância e promoção da saúde na convivência com o semiárido, coordenada pela professora Ana Cláudia Teixeira.

Para esta especialização foi realizada, nos dias 13 e 14 de junho deste ano, uma oficina de planejamento que reuniu representantes dos movimentos sociais, de entidades de ensino e do Ministério da Saúde (MS), incluindo Maria Rocineide Fereira da Silva, coordenadora-geral de articulação interfederativa e participativa do MS. “O Ministério da Saúde encontra-se em um momento de reconstrução e fortalecimento do SUS, sendo compromisso primordial da atual gestão federal recuperar políticas implicadas com a consciência cidadã e a constituição de práticas solidárias institucionais. Daí emerge, em meio a um conjunto de práticas, contribuir com a garantia do direito à saúde e ampliação da participação popular. Esta especialização vislumbra contribuir tanto para a qualificação e o aprimoramento das ações, serviços e políticas de saúde, quanto para aprofundar o sentido de pertencimento ao SUS e a mobilização popular para sua defesa”, considera Maria Rocineide.

Serão 40 vagas ofertadas com vistas a fortalecer a qualificação no campo da Educação Popular em Saúde no Nordeste e no Brasil, considerando-se que serão realizadas cinco turmas do curso no País, coordenadas pela Fiocruz Brasília, Fiocruz Pernambuco e Fiocruz Ceará, além de Escolas e Universidades. “A perspectiva é que no segundo semestre deste ano, lancemos o edital de seleção dos educandos e educandas, preparemos os materiais didáticos e iniciemos o curso no início de 2025”, ratifica Vanira Pessoa, coordenadora de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz Ceará e coordenadora do Curso na Fiocruz Ceará. “A expectativa é a formação de 200 especialistas para avançar na implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde nos territórios, Municípios e Estados do Brasil” projeta Vanira.

Compartilhe.

Tags: , , , .