Fiocruz Ceará sedia Seminário de intercâmbio dos projetos PMA 2024

A Fiocruz Ceará sediou, dos dias 11 a 14 de dezembro de 2024, o Seminário Interações, Diversidade e Territórios: Práticas Ancestrais de Bem Viver. Na pauta do encontro, intercâmbio, avaliação, planejamento e convergências entre os três projetos da Rede PMA Equidade com Diversidade, envolvendo pesquisadores do Ceará, Piauí e Bahia.

No primeiro dia de encontro, uma reunião abordou a temática de cada projeto, seguida pelo início do planejamento e por uma oficina de confecção de estandartes. O encontro aconteceu na Zona Viva, localizada no Residencial Cidade Jardim, no conjunto José Walter em Fortaleza. O segundo dia de encontro começou com música. Com batuques e estandartes, o cortejo percorreu o campus da Fiocruz Ceará convidando os participantes a contribuir no planejamento das iniciativas.

“Fizemos as apresentações das temáticas, incluindo temas como feminicídio, violência, a realidade das mulheres negras e quilombolas e a saúde mental dos adolescentes, incluindo análise de conjuntura nas perspectivas dos territórios”, cita Luciana Lindenmeyer, coordenadora de um dos projetos.

O terceiro dia de atividades foi encaminhado o planejamento de cada projeto, com a previsão das atividades a serem realizadas durante o ano de 2025. Ao final do dia, aconteceu a plenária de apresentação do planejamento conjunto. Já no dia 14, a programação foi encerrada com a integração entre os projetos, na Praia da Sabiaguaba.

“Este intercâmbio foi muito importante por colocar as pessoas dos territórios no protagonismo. Foi proporcionada a integração das temáticas saúde mental e violência doméstica colocando juventude, quilombolas e mulheres negras na centralidade ao pensar estratégias de mudança da realidade. A participação das estudantes do Programa de Vocação Científica foi outro grande ponto de destaque”, ratifica Lindenmeyer, que acrescenta a previsão de, em 2025, a perspectiva de uma segunda atividade ser realizada no Piauí, no Quilombo Marinheiro.

Projetos

  • Não mexe comigo porque não estamos mais sozinhas: Mulheres negras no enfrentamento às violências.
    Coordenação: Luciana Lindenmeyer e Rayane Vieira Matos
    Local: Ceará, Piauí, Bahia.
  • Nada sobre nós sem nós: Construindo ações colaborativas para a promoção da saúde mental de adolescentes vulnerabilizados pelo racismo, gênero e capitalismo.
    Coordenação: Luciana Alleluia e Janaina Oliveira
    Local: Fortaleza.
  • Entrelaços de Mulheres: No caminho ancestral das águas, dos alimentos e das pessoas.
    Coordenação: Elaine Nascimento e Liana Ibiapina
    Local: Piauí.
Compartilhe.

Tags: , .