Fiocruz Ceará sedia encontro de GT da APA da Lagoa da Precabura
Dando continuidade ao processo de formalização da Unidade de Conservação (UC) da Lagoa da Precabura, a Fiocruz Ceará sediou na manhã da última quinta-feira (16/11) o encontro do Grupo de Trabalho (GT) que está discutindo a composição do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA).
Carla Celedônio, coordenadora da Fiocruz Ceará, recepcionou os participantes e reforçou o compromisso com o grupo. Além de discutir a composição do Conselho Gestor da APA, o grupo também definiu a realização de uma visita técnica à região, que será realizada no dia 29 de novembro.
Participaram da reunião Leonardo Coutinho, gestor da APA da Lagoa da Precabura/SEMA; Tissiane Pereira, secretária da APA/SEMA; Paulo Pereira, Eponina Nogueira, Ozenete Abreu, Maria de Fátima dos Santos, Lislene Silva, Ana Lúcia Alves (presidente da Associação de Moradores e Amigos da Precabura), moradores das comunidades situadas no entorno da Lagoa da Precabura – Encantada, Mangabeira e Precabura; Carlos Henrique Tavares, representante do Instituto Verdeluz e Ana Cláudia Teixeira, pesquisadora da área de Saúde e Ambiente da Fiocruz Ceará.
Saiba mais
A APA da Lagoa da Precabura tem área total de 628,98 hectares, nos municípios de Fortaleza e Eusébio.
Ela foi criada com o objetivo de conservar os fragmentos de vegetação nativa do Complexo Vegetacional Litorâneo, compostos principalmente por vegetação de tabuleiro e matas ciliares com carnaúba; proteger a biota nativa e as espécies de aves migratórias que utilizam a lagoa como importante ponto de descanso e alimentação em suas rotas migratórias bem como preservar afluentes e aquíferos que contribuem para manutenção do espelho d’água como suporte para segurança hídrica e alimentar das comunidades locais.
A próxima reunião do GT da APA da Lagoa da Precabura será realizada no dia 5 de dezembro, às 9h, também no campus da Fiocruz Ceará.
Tags: APA Precabura, Fiocruz Ceará.