Fiocruz Ceará participa de solenidade que marca avanço das obras do ITA no Estado

A coordenação da Fiocruz Ceará participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço da segunda etapa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica no estado (ITA Ceará). Realizada na última segunda-feira (21/7), a cerimônia contou com a presença o ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e de autoridades ligadas à educação e às forças armadas. Carla Celedônio (coordenadora) e Adriana Bacelo (chefe de gabinete) representaram a instituição na cerimônia.

Durante a solenidade, o ministro Camilo anunciou investimento de R$ 64,2 milhões para aquisição de equipamentos do novo campus do ITA, sendo R$ 26,5 milhões previstos para repasse ainda em 2025, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA), e o restante em 2026. A segunda etapa da implantação prevê reforma de edifícios existentes da Base Aérea de Fortaleza que abrigarão blocos de apoio técnico, acadêmico, administrativo e de saúde, hotel de trânsito e rancho. Além disso, compõem o projeto a reforma e ampliação da rede de infraestrutura elétrica e hidrossanitária, assim como a pavimentação e drenagem do complexo. A implantação do ITA Ceará acontecerá gradativamente, no decorrer de 10 anos, com previsão de recepção dos primeiros alunos em 2027.
A parceria entre Governo Federal e Governo do Ceará já sinaliza o fortalecimento de vários setores no estado. Em sua intervenção, o governador Elmano de Freitas destacou a “transformação da educação no Ceará”, citando a Fiocruz Ceará e o Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia como exemplos de instituições que colaboram para o desenvolvimento de tecnologia na área da Saúde para todo o país. “Está aqui a juventude que vai entrar no ITA, na Fiocruz, nos data-centers e nas diversas possibilidades que surgem no Ceará”, comemora.

Saiba mais
A Fiocruz Ceará tem mantido estreito diálogo com o ITA e Governo do Estado para alinhar parcerias com as duas instituições. Já foram realizadas reuniões e visitas com o Reitor e representantes do Instituto para ações convergentes, especialmente no campo da formação de recursos humanos para colaborar nos cursos que serão ofertados inicialmente: Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis.
Fotos: Hiane Braun / Chico Gomes (Secitece)
Tags: educação, Fiocruz Ceará, ITA.