Fiocruz Ceará participa de Fórum de TIC

O encontro reuniu 126 gestores e colaboradores da área de todas as unidades da Fiocruz no Campus Manguinhos (RJ)

A Fiocruz Ceará, por meio da Coordenação de Gestão e do Setor de Tecnologia da Informação (TIC) participou, nos dias 7 e 8 de novembro do Fórum TIC 2023. Realizado pela Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cogetic), o encontro reuniu 126 gestores e colaboradores da área de todas as unidades da Fiocruz no Campus Manguinhos (RJ).

Além das apresentações, que cobriram temas variados, também foram realizados importantes debates e reflexões sobre o cenário atual de TIC na Fiocruz, as novas oportunidades e perspectivas para os próximos anos. Foram tratados temas como o avanço da Inteligência Artificial e suas variações, armazenamento de dados em nuvens, plataformas tecnológicas, planejamento estratégico, aprimoramento do processo de trabalho e serviços de TI, segurança cibernética, transformação digital e segurança de dados.

Bruno Carvalho, coordenador de Gestão da Fiocruz Ceará, participou do encontro e destacou a oportunidade de compartilhar conhecimento e aprender com as experiências das melhores práticas da área de TIC e de outras disciplinas. “Foram dois dias de muitas apresentações e com abordagens de temas importantes e de interações com diversos gestores e colegas das áreas de TIC das unidades e escritórios da Fiocruz”.

Luciano Zorzanelli, coordenador do Setor de TI da Fiocruz Ceará, também participou do Fórum e ressaltou a integração com os gestores das outras unidades. “Tive a oportunidade de conversar e trocar informações sobre problemas e soluções comuns que todos enfrentamos. Então, a gente conseguiu obter informações úteis e fornecer informações úteis para eles. Além disso, no fórum foram apresentados planos para o futuro da Cogetic, dos servidores, do ambiente e da infraestrutura computacional, além da divulgação de informações importantes sobre proteção de dados. A gente precisa estar alinhados e atentos a isso”, reforçou. Zorzanelli também destaca o compartilhamento de informações sobre os novos produtos da Microsoft e o modelo de desenvolvimento de sistemas. “Em breve vamos começar a trabalhar com um modelo ágil e obrigatório. Então foi importante a gente ter tido contato com esse modelo novo”.

O Fórum contou com apresentações da diretora executiva adjunta, Priscila Ferraz; e dos palestrantes Ricardo de Godoi Mattos Ferreira, Thiago Parente, Fabio Rodrigues Lamin, Diogo Moreira, Elaine Carvalho, Thiago Carelli, Pedro Erthal, Paulo Cortez, Jean Gabriel N. Ngomo, Tharcísio Mendonça, Fernando Speich, Fernanda Borges e Laiza Daniele Nunes de Assumpção.

Compartilhe.

Tags: , , .