Fiocruz Ceará participa da Feira do Conhecimento 2025

A Fiocruz Ceará somou-se a uma ampla diversidade de participantes, escolas, institutos de pesquisa, universidades e startups no evento dedicado à popularização da ciência, tecnologia, inovação e negócios. Em sua nona edição e programação totalmente gratuita voltada para o público de todas as idades, a Feira do Conhecimento aconteceu dos dias 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos (Fortaleza), e se consolidou como um dos maiores eventos de ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade do Nordeste.

Ao longo de três dias, pesquisadores, estudantes, empreendedores, startups e o público em geral participou de em uma ampla agenda de experiências, palestras, exposições, torneios, mostras e atividades interativas. No stand da Fiocruz Ceará, os participantes puderam dialogar e trocar experiências, de forma interativa, com jogos educativos além de conhecer de perto algumas linhas de pesquisa desenvolvidas no campus. Uma das principais atividades foi a apresentação de podcasts, onde pesquisadores conversaram com os ouvintes sobre os estudos desenvolvidos na instituição. Foram apresentados temas como violência urbana, desafios da saúde digital, saúde mental de adolescentes, nutrição e qualidade de vida, iniciação científica e aplicativos voltados para a área da saúde.




Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará, enalteceu a participação dos voluntários. “Durante os três dias, a presença, a criatividade e o entusiasmo dos nossos alunos Provoc, de iniciação científica, iniciação tecnológica, pós-graduação, pós-doutorandos e pesquisadores foram essenciais para o sucesso da participação da Fiocruz Ceará no evento”, avalia. A gestora considera que as atividades disponibilizadas no stand atraíram a atenção do público e o interesse de jovens que focam na área de saúde para a sua formação. “Essas estratégias contribuíram também para o fortalecimento das redes de colaboração, especialmente com instituições locais, e para a promoção do conhecimento nas diferentes áreas da instituição”, enaltece.




O público também gostou da participação da Fiocruz Ceará na feira. A dona de casa Antônia Souza parou para ver os jogos e conversar com os pesquisadores. Ela disse que se interessou em conhecer porque lembra de ouvir falar na instituição na época da pandemia. O estudante Luís Carlos Braga também comentou pelo interesse de seguir na área das Ciências Biológicas. “Acho que a Fiocruz é uma grande referência para quem quer seguir neste campo de estudo”.


Tags: feira do conhecimento, Fiocruz Ceará.