Fiocruz Ceará e UVA realizam pesquisa nacional de Avaliabilidade da Política de Promoção à Saúde

A PNPS parte da premissa de que investir em estudos de base avaliativa contribui com o compromisso e transparência dos atos públicos e proporciona evidências científicas aos tomadores de decisões.

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) sediou, nos dias 11 e 12 de maio de 2023, um Seminário e uma Oficina Regional Nordeste que fazem parte da primeira Pesquisa de Avaliabilidade da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). As atividades, coordenadas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e pela Fiocruz Ceará, abriram um ciclo de seminários e oficinas regionais que culminará com um seminário nacional e têm o compromisso de discutir os dados da pesquisa com gestores, pesquisadores, trabalhadores e usuários.

A primeira Pesquisa de Avaliabilidade da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) parte da premissa de que investir em estudos de base avaliativa contribui com o compromisso e transparência dos atos públicos e proporciona evidências científicas aos tomadores de decisões. A PNPS conta com financiamento do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Promoção da Saúde da Secretaria (DEPROS/MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A professora Socorro Dias, do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (UVA/Renasf) é a coordenadora geral, tendo como coordenadoras adjuntas as professoras Dais Rocha (UNB) e Anya Vieira Meyer (Fiocruz CE). A coordenação conta ainda com as pesquisadoras assistentes Conceição Brito e Lielma Carla.

A pesquisa está sendo realizada em 9 estados e no Distrito Federal, envolvendo 50 municípios.

Com representações de todas as regiões do Brasil, a pesquisa está sendo realizada em 9 estados e no Distrito Federal, envolve 50 municípios em diferentes estágios de implementação da PNPS apresentando diferentes Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e porte populacional, em um exercício de aproximação da diversidade brasileira.

Participaram do evento além das instituições coordenadoras (UVA e Fiocruz Ceará), representantes do Ministério da Saúde; OPAS; Secretarias de Saúde dos estados do Ceará, Maranhão e Pernambuco; Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Renasf, Faculdade Luciano Feijão (FLF), UNINTA, UECE, UNIFOR, UFC, UFMA, UFPE, GT de Promoção da Saúde da Abrasco, Conselhos de Saúde, trabalhadores, gestores e usuários que foram informantes chave da pesquisa no Nordeste.

Compartilhe.

Tags: , , .