Fiocruz Ceará oferece Especialização em Educação Popular em Saúde em parceria com Fiocruz Brasília

A Fiocruz Ceará, por meio das Coordenações de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (CAAPS) e de Educação, Informação e Comunicação (CEIC), se somou à Fiocruz Brasília e está com chamada pública aberta para realização de processo seletivo para o curso Especialização em Educação Popular em Saúde, que é um curso de caráter nacional, presencial com 200 vagas para todas as regiões do Brasil.

A fim de garantir maior descentralização e fortalecimento da instalação de uma rede pedagógica em educação popular no país a Fiocruz Ceará sediará uma turma de 40 vagas. O período de inscrições será de 21 de outubro a 21 de novembro de 2024. Localizada na cidade do Eusébio, a Fiocruz Ceará receberá educandos dos Estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

A Especialização em Educação Popular em Saúde oferta vagas por turma destinadas às ações afirmativas. O curso acontecerá de forma presencial e haverá duas turmas na Região Nordeste, uma turma na Região Norte, uma turma na Região Sul, uma turma na Região Centro-Oeste e uma turma na Região Sudeste, cada uma das turmas com 40 vagas.

A chamada pública está destinada a pessoas graduadas em cursos da saúde e das demais políticas transversais à determinação social da saúde e com a qualidade de vida das populações, logo de qualquer formação. Nesse perfil, incluem-se pessoas trabalhadoras da saúde, movimentos populares e do controle social que busquem agir e refletir a partir de um referencial crítico, compreendendo o processo histórico, social e cultural da saúde e dos demais direitos da cidadania.

A Especialização em Educação Popular em Saúde configura-se em uma ação estratégica de fortalecimento da Política Nacional de Educação Popular em Saúde e representa um espaço de fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da qualidade do cuidado e das práticas educativas em saúde, por meio da formação e da mobilização de pessoas trabalhadoras da saúde, conselheiras e usuárias da saúde e das demais políticas sociais.

A construção metodológica do Curso é referenciada na práxis freiriana e nos princípios da territorialidade, protagonismo e participação popular, construção compartilhada do conhecimento e dos saberes e descentralização das políticas. Assim, a ação pedagógica mobilizará as pessoas educandas para o desenvolvimento de ações de base territorial, contribuindo com a implementação da PNEPS-SUS e fortalecimento dos territórios onde atuam ou residam.

Para esta especialização foi realizada, nos dias 13 e 14 de junho deste ano, uma oficina de planejamento que reuniu representantes dos movimentos sociais, de entidades de ensino e do Ministério da Saúde (MS). “A expectativa é a formação de 200 especialistas para avançar na implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde nos territórios, Municípios e Estados do Brasil” projeta Vanira. Pessoa, coordenadora de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz Ceará e coordenadora do Curso na Fiocruz Ceará.

Saiba mais

A realização e desenvolvimento do curso é resultado da parceria da Fiocruz Brasília com a Coordenação Geral de Articulação Interfederativa e Participativa (CGAIP), do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP) da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, responsável pela Coordenação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS).

Edital

Compartilhe.

Tags: , , , .