Fiocruz Ceará e gestores da APA da Lagoa da Precabura discutem ações em saúde, ambiente e sustentabilidade
A coordenação da Fiocruz Ceará, Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde e pesquisadores de Saúde e Ambiente da Fiocruz participaram, na última quarta-feira (23/7), de uma reunião com representantes da APA da Lagoa da Precabura. Na pauta do encontro, a busca de caminhos para fortalecer a unidade de conservação, suas comunidades e o território associado, identificando sinergias entre as demandas locais e as expertises da Fiocruz Ceará.
Participaram da reunião Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará; Edilania Nunes e Tissiane Lima (gestora e secretária da APA); o pesquisador Fernando Carneiro do Grupo de Saúde e Ambiente e a bolsista pesquisadora Soraya Vanini (Fiocruz Ceará), além de Guilherme Franco Netto da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), de forma remota.
Carla Celedonio reafirmou o compromisso da Fiocruz Ceará com a sustentabilidade socioambiental e enfatizou a atuação “com” o território, respeitando os saberes tradicionais, o papel da instituição como articuladora de redes e reforçando o apoio a iniciativas que integrem proteção ambiental e desenvolvimento comunitário.
O encontro tornou-se um alinhamento estratégico ao identificar como a Fiocruz Ceará pode potencializar ações de preservação socioambiental no território, levando em conta as pressões imobiliárias e os próprios empreendimentos em andamento na região. Foram apresentadas à nova gestora ações e iniciativas lideradas pela Fiocruz Ceará de diálogo e preservação do território, desde a concepção do campus, que tem certificação ambiental AQUA-HQE, até as iniciativas do grupo de Saúde e Ambiente, como os realizados durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, que confeccionou junto com a comunidade placas educativas valorizando a preservação da lagoa e de suas aves, com destaque para as migratórias além de pesquisas sobre as ameaças e potencias que existem no território.
“Todas essas ações mostram a preocupação da Fiocruz em valorizar e fortalecer a comunidade nesse processo voltado para a defesa da vida no território”, afirma o pesquisador Fernando Carneiro. Ele cita ainda uma moção para a Fiocruz reforçar o apoio a implantação do plano de manejo da APA, aprovada durante a realização, na semana anterior, do V Seminário de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, sediado na Fiocruz Ceará.
A proposta ampliar o diálogo com as comunidades, envolvendo representantes das APAs da Precabura e do Rio Pacoti, Governo do Estado e Prefeituras de Fortaleza e Eusébio, criando uma agenda de ações coordenadas. Outra demanda discutida durante o encontro é alinhar formas de como a Instituição pode colaborar no desenvolvimento de projetos de apoio à comunidade, relacionados à educação ambiental, de reflorestamento e turismo ecológico, por exemplo.
A primeira reunião ampliada será no próximo encontro do Conselho Gestor da APA da Lagoa da Precabura, que será no dia 14 de agosto de 2025, incluindo agentes comunitários, gestores e demais atores locais, além de convidados estratégicos, visando uma escuta plural e construção coletiva de ações.
Tags: APA Precabura, Fiocruz Ceará, Saúde e Ambiente.