Fiocruz Ceará e Centro Pasteur Fiocruz participam do Congresso NeuroImmunology 2024

A Fiocruz Ceará e o Centro de Imunologia e Imunoterapia Pasteur Fiocruz participaram do 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia: Neuroimmunology 2024, que aconteceu de 25 a 29 de setembro, no Centro de Eventos, em Fortaleza. O evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais da área para debater os avanços mais recentes no campo da neuroimunologia, com foco nas interações entre o sistema nervoso, endócrino e imunológico.

Durante o evento, o Centro Pasteur Fiocruz foi representado por sua equipe, composta por Wilson Savino, assessor especial da Presidência para a Cooperação com Instituições Francesas e presidente do Comitê de Coordenação; Martin Bonamino, cátedra de Excelência; os coordenadores Caroline Passaes e João Hermínio; e os pesquisadores Marcela Gambim, Ana Carolina Pinto, Clarissa Perdigão e Júlio Ximenes. Também estiveram presentes Ana Beatriz Ayres, coordenadora executiva, e Carlos Augusto, administrador, além de Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará, que representou a Fundação.

Programação e Debates

O evento começou com as palavras de boas-vindas do presidente do comitê organizador, Moisés Bauer. Logo após, a presidente da SBI, Maria Bellio, e a imunologista Ana Maria Caetano Faria (UFMG) entregaram o prêmio “SBI Women in Science” à cientista Claudia Ida Brodskyn (Fiocruz-Bahia). O objetivo do prêmio é, além de celebrar as contribuições dessas mulheres para o avanço científico, chamar a atenção para as barreiras que elas enfrentam ao longo de suas carreiras, reforçando a importância da equidade de gênero no ambiente acadêmico e na pesquisa.

Em seguida, o Curso Básico de Neuroimunologia deu continuidade à programação, abordando os processos biológicos das interações imunoneuroendócrinas. Entre as palestras de destaque, Wilson Savino (Fiocruz) apresentou sobre a sintaxe imunoneuroendócrina, enquanto Claudia Farias Benjamim (UFRJ) discutiu o papel protetor das proteínas canabinoides contra processos inflamatórios.

A programação científica incluiu simpósios e conferências sobre temas como neuroimunologia das doenças neurodegenerativas, neuroimunomodulação de distúrbios cerebrais, e imunidade tumoral, com a participação de pesquisadores de instituições como a Yale School of Medicine e o Institut Imagine. Entre os destaques, a palestra de Olivier Hermine, que apresentou as complicações neurológicas associadas à mastocitose, e a de Sourav Ghosh, que abordou a imunorresiliência na doença de Alzheimer.

O congresso também promoveu atividades comunitárias e um espaço para discussão de avanços técnicos, como o Simpósio de Expositores e apresentação de pôsteres e trabalhos orais de pesquisadores.

No encerramento do congresso aconteceu a entrega do prêmio Thereza Kipnis, concedido pela SBI ao melhor trabalho científico na área de imunologia translacional ou aplicada, destinado a jovens pesquisadores ou alunos de pós-graduação, em reconhecimento à excelência de trabalhos inovadores; e o prêmio BD-SBI, que é um reconhecimento e incentivo a pesquisadores que usam a técnica de Citometria de Fluxo com Múltipla Marcação no Brasil. O prêmio é concedido em parceria entre a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e a BD Biosciences. Todos os premiados também receberam, como forma de incentivo aos estudos, os livros “Neuroinflamação – da Biologia à Terapia” e “Neuroimunomodulação: Interações Imunoneuroendócrinas na Saúde e na Doença”.

Fiocruz Ceará recebe pesquisadores do Congresso Neuroimmunology 2024

Na última sexta-feira (27/09), um grupo de pesquisadores participantes do Congresso Neuroimmunology 2024 foi recebido por Carla Celedonio, coordenadora da Fiocruz Ceará, para uma visita às instalações da Fundação no Ceará. Na ocasião, os pesquisadores conheceram os laboratórios, as plataformas tecnológicas e as pesquisas desenvolvidas pela instituição. Carla apresentou as principais áreas de atuação da Fiocruz Ceará, incluindo Saúde Digital, Biotecnologia, Saúde e Ambiente e Saúde da Família, além de destacar o trabalho do Centro de Imunologia e Imunoterapia Pasteur Fiocruz.

Os coordenadores do Centro, Caroline Passaes e João Hermínio, explicaram as linhas de pesquisa do Centro focadas em três áreas prioritárias: câncer; doenças emergentes, infecciosas e tropicais negligenciadas; e doenças autoimunes, neurodegenerativas e inflamatórias. Também destacaram que o Centro oferece um fluxo de trabalho completo, que abrange desde a concepção e desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas até a realização de ensaios pré-clínicos e clínicos. Entre as tecnologias utilizadas estão anticorpos monoclonais e moléculas relacionadas, como scFv, VHH, anticorpos biespecíficos e conjugados anticorpo-fármaco.

Participaram da visita pesquisadores da Fiocruz-RJ; IDICER CONICET-UNR Argentina; UFPA; UFRGS; e outras instituições.

Sobre o Centro de Imunologia e Imunoterapia Pasteur Fiocruz

Inaugurado em 17 de maio de 2024, o Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia é fruto da cooperação científica entre o Institut Pasteur (França) e a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (Brasil). Seu objetivo é acelerar a pesquisa no campo da imunologia, conduzindo o desenvolvimento de imunoterapias inovadoras que possam ser disponibilizadas à população para o tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

O Centro possui expertise em ensaios imunológicos e moleculares, com foco no desenvolvimento de terapias celulares e moleculares.

Texto: Camila Albuquerque / Fotos: Davi Ribeiro

Compartilhe.

Tags: , , , .