Fiocruz Ceará consolida internacionalização e recebe nova comitiva francesa
A Fiocruz Ceará consolida-se na vocação de parcerias internacionais e ampliação de diálogo para futuros acordos. Representantes do Institut Pasteur e da Embaixada da França no Brasil estiveram no campus da Fiocruz Ceará na última quinta-feira (2/10), onde puderam conhecer de perto as instalações, pesquisas e projetos do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia.




Fizeram parte da comitiva francesa Odette Tomescu-Hatto (Executive Vice-President International Affairs Institut Pasteur · Institut Pasteur) ; Emilia Cartier (Responsable du pôle géographique- Head of Regional Policies Unit- International Affairs Departement · Institut Pasteur); Capucine Schoen (Regional Advisor for Americas, Mediterranean and Middle East region · Institut Pasteur); Oriana Rossi (Senior International Project Manager); Sophie Jacquel (Conseillère scientifique, Conselheira Adjunta de Cooperação e de Ação Cultural. Ambassade de France au Brésil) ; Vincent Brignol (Attaché for science and technology in Rio de Janeiro · Ministère des Affaires étrangères français) e Pascal Vincelot (Consultant IVD – in-vitro diagnostics, bioMerieux).
Os franceses foram recepcionados por Caroline Passaes (co-coordenadora do Centro Pasteur Fiocruz); Adriana Bacelo (chefe de Gabinete da Fiocruz Ceará); Ana Claudia Teixeira (coordenadora de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz Ceará; Ivana Barreto (coordenadora da Área de Saúde Digital da Fiocruz Ceará), além de Wilson Savino (assessor especial da Fiocruz para Cooperação com Instituições Francesas de Ciência e Tecnologia) e Ilka Vilardo (assessora de Cooperação Internacional do Centro de Relações Internacionais em Saúde – Cris), que representou a Vice-Presidência de Saúde Global.




A comitiva veio ao Ceará para participar do 31º Seminário Técnico-Científico Brasil-França, realizado de 1 a 3 de outubro, quando foi formalizada a instituição da Plataforma Internacional de Pesquisa em Saúde Global (Prisme França-Brasil), um consórcio internacional dedicado à pesquisa, reunindo atores-chave dos dois. O interesse de conhecer a estrutura do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, localizado no campus da Fiocruz Ceará, foi dos próprios representantes da direção internacional do Institut Pasteur de Paris, denotando a força da parceria entre as duas instituições. “A ocasião propiciou a visita pela primeira vez ao Centro, o que sem dúvida é muito relevante e primordial, principalmente para os parceiros, por permitir conhecer “in loco” toda a infraestrutura laboratorial, resultado de esforços conjuntos das duas instituições”, ressaltou Ilka Vilardo.



Wilson Savino também destacou a relevância da visita. “Trata-se de uma delegação, com representantes do Instituto Pasteur de Paris, outra parte da embaixada francesa no Brasil e do consulado da França no Rio de Janeiro, além do grupo da Fundação Merieux, que é uma fundação francesa com a qual o Fiocruz também tem laços de colaboração científica”. Além do campus e da estrutura física, os visitantes puderam discutir sobre as linhas de pesquisa que já começaram a ser desenvolvidas no Centro Pasteur Fiocruz. “Eles ficaram encantados com tudo que eles viram, desde a arquitetura dos prédios aos programas desenvolvidos. O saldo é bastante positivo e, de um jeito ou de outro, esta visita vai consolidando progressivamente as relações de instituições franceses com a Fiocruz Ceará, particularmente no nível do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia”, ratifica Savino.
Caroline Passaes, co-coordenadora do Centro Pasteur Fiocruz, também destacou o caráter do encontro. “A visita dos representantes do Serviço de Cooperação da Embaixada da França, parceiros estratégicos para a execução deste projeto, assim como da diretora de Assuntos Internacionais do Institut Pasteur e de sua equipe, foi um momento de grande relevância para o Centro Pasteur Fiocruz. Além disso, em sintonia com o lançamento do projeto FEF Cooperação em Saúde, financiado pelo Ministère de l’Europe et des Affaires étrangères e oficialmente lançado na quarta-feira, 1º de outubro, a ocasião possibilitou que a equipe conhecesse mais a fundo o projeto e seus parceiros regionais, reforçando todo o potencial dessa parceria”.
Saiba mais
No mês de setembro, outra comitiva francesa também visitou o campus para conhecer de perto as instalações e pesquisas aqui desenvolvidas.
Tags: Centro Pasteur Fiocruz, cooperação internacional, Fiocruz Ceará.