Fiocruz Ceará comemora 15 anos de excelência em pesquisa e saúde pública

A celebração faz homenagem a personalidades nacionais e locais além de contar com programação diversificada em várias áreas de pesquisa.

No dia 30 de junho, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará celebra seu décimo quinto aniversário, marcando uma década e meia de significativa contribuição para a saúde pública e a pesquisa científica na região Nordeste. Neste mês comemorativo, diversas atividades nas áreas de Biotecnologia, Saúde da Família, Saúde e Ambiente e Saúde Digital fazem parte da programação alusiva, que inicia no dia 21 e segue até o final de junho, na sede da Instituição – Eusébio.

Durante a solenidade, no dia 27/6, serão homenageados os ex-presidentes da Fiocruz Ceará, Nísia Trindade e Paulo Gadelha; os ex-ministros da Saúde, José Gomes Temporão e Alexandre Padilha; os ex-governadores do Estado do Ceará, Cid Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela; o ex-presidente do Comitê Estadual para implantação de Unidade Avançada da Fiocruz no Ceará, João Ananias; o ex-coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; o ex-vice-presidente de Gestão da Fiocruz, Pedro Ribeiro Barbosa; o arquiteto responsável pelo Plano Diretor Urbano da Fiocruz Ceará, Leonardo Ribeiro de Lacerda; o ex-chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Fernando Carvalho; a responsável pelo Núcleo Administrativo e de Gestão Documental da presidência da Fiocruz, Deolinda Gouvea dos Santos; a primeira servidora da Fiocruz Ceará, Rose Mary Torres; e o assessor Especial da Fiocruz com Instituições francesas, Wilson Savino. O ato comemorativo também marca a inauguração da galeria de honra aos coordenadores da Fiocruz Ceará.

A programação contará ainda, durante os demais dias, com simpósios, oficinas, seminários, exposições, lançamentos de livros e rodas de conversa, em formato presencial e virtual. Serão debatidos temas como: Caracterização de atividades antivirais de anticorpos anti-HIV-1 e anti-SARS-CoV-2; Compartilhamento e Validação das inovações do cuidado em saúde e na vigilância Popular produzidas nos territórios; Novos desafios em pesquisa e inovação em Saúde (Biotecnologia); Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiárido (Saúde e Ambiente); Perspectivas do Ecossistema em Saúde Digital no Brasil e no Ceará (Saúde Digital); e Interseccionalidade, Direitos LGBTQIAPN+ e Democracia para a Vida. Toda a comunidade que faz a Fundação poderá apresentar, compartilhar, conhecer e discutir seus estudos, reforçando a importância da ciência e da pesquisa.

A coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, comemora esse marco da Instituição dedicado, incansavelmente, à pesquisa, inovação e produção de conhecimento científico. “Nestes 15 anos, a Fiocruz Ceará renova seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, buscando continuamente o aprimoramento da ciência, tecnologia e inovação em benefício de todos.  A instituição expressa sua gratidão a todos os profissionais, parceiros e colaboradores que contribuíram para essa trajetória que visa não apenas celebrar as conquistas alcançadas até agora, mas também inspirar a próxima geração de pesquisadores e profissionais de saúde a se engajar na busca por soluções inovadoras para os desafios futuros”.

Desde sua criação, em 2008, a Fiocruz Ceará tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento do sistema de saúde e no enfrentamento de desafios emergentes na área. A instituição, reconhecida por sua excelência e comprometimento, promoveu avanços significativos no campo de atenção primária à saúde, formação de profissionais qualificados e desenvolvimento de políticas públicas eficazes. Ao longo desses 15 anos, estabeleceu-se como um centro de referência para a região. Seus pesquisadores e equipe técnica trabalham arduamente para entender os desafios de saúde enfrentados pela população.

Serviço:

15 anos da Fiocruz Ceará

De 21 a 30 de junho de 2023

Local: R. São José, S/N – Precabura, Eusébio

Programação

Compartilhe.

Tags: .