Fiocruz Ceará alerta sobre cuidados com a saúde dos homens

O Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC) retomou, na última quinta-feira (29/1), o ciclo de palestras voltadas ao bem-estar e promoção da saúde para pesquisadores (as), trabalhadores (as) e discentes. A palestra focada na saúde dos homens abriu a programação de 2026 e contou com a participação do nutricionista Daniel Gurgel, Doutor em Oncologia pelo AC Camargo Cancer Center, Mestre em Patologia (UFC), Docente do IFCE e referência na área de Nutrição Funcional em Oncologia.

Os números preocupam: o câncer de próstata é considerado a 2ª causa de morte prematura de homens antes dos 70 no mundo. Em 2020 ocorreram 19,3 milhões de novos casos no mundo e, até 2030, a expectativa é de que este índice aumente para 27 milhões de novos casos. Segundo dados apresentados pelo Dr. Daniel Gurgel, a doença mata em média 47 homens por dia no Brasil, enquanto quase 200 novos casos são registrados diariamente no país.
Segundo o especialista em Oncologia, os homens falam pouco sobre a saúde e cita alguns desses motivos: falta de prioridade, falta de “cultura do cuidado”, machismo, medo de sentir dor ou “achar algo”, desorganização ou desconhecimento. “Por isso a importância de momentos como este, em que informação pode quebrar algum desses tabus”, considera.
Gurgel acrescenta que 3 em cada 10 homens nunca fizeram nem pretendem fazer exame de toque retal, teste que faz parte do protocolo para rastreio da doença que, aliado ao exame de sangue (PSA), reduz drasticamente a probabilidade de falha do resultado e o melhor acompanhamento da doença.
O nutricionista citou como forma de prevenção a importância do cuidado com o sobrepeso, atenção aos níveis de colesterol, alta ingestão de laticínios e consumo de alimentos disponibilizados em materiais plásticos. Gurgel também sugeriu como aliados a ingestão de romã, prática de atividade física e qualidade de vida como um todo – sono, alimentação saudável e saúde mental.

Daniel Gurgel alerta que os 50 anos são um marco temporal para intensificar os cuidados e exames periódicos de acompanhamento da próstata. Segundo o nutricionista é neste período que aumenta a incidência de casos e 99,1% dos pacientes iniciam o tratamento nesta idade. A sugestão não se aplica a homens com casos na família, que devem antecipar este acompanhamento. “Não vamos esperar apenas o mês de novembro, quando acontece a campanha sobre a saúde do homem. Prevenção e autocuidado devem ser todo dia. Prevenção é vida”, ratifica.

Saiba mais
O câncer de próstata é um tumor maligno que se desenvolve na glândula prostática, um órgão do sistema reprodutivo masculino;
Na maioria dos casos, cresce lentamente e não apresenta sinais ou ameaça a saúde do homem;
Quando o câncer está avançado, os sintomas podem incluir dificuldade para urinar, necessidade de urinar frequente e urgentemente, e sangue na urina;
O câncer de próstata pode ser curado com alto índice de sucesso se diagnosticado precocemente.
Bem Viver
Lançado em novembro de 2024, o Programa Bem Viver Fiocruz Ceará (PBVFC) foi idealizado em articulação com a Coordenação da Fiocruz Ceará e com a Diretoria Executiva da Fiocruz e estruturado a partir de esforços de pesquisadores e discentes do Laboratório de Saúde Digital da Fiocruz Ceará, liderado pela Dra. Adriana Bacelo, com o apoio e colaboração da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEPE), com ênfase nas articulações da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), do qual salienta-se a especial atuação da equipe do Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (NASA).
A iniciativa está alinhada ao Programa Fiocruz Saudável (em consonância com as diretrizes da política institucional, expressas nas teses do Relatório Final do VIII Congresso Interno da Fiocruz (2018), em especial na Tese 6), à iniciativa “Fiocruz que Cuida” e ao “Planejamento Estratégico 2024-2040 da Fiocruz Ceará”, em especial no que diz respeito à promoção de um ambiente de trabalho motivador e de bem-estar do trabalhador.
Tags: Bem Viver, Fiocruz Ceará.